Eco-repórteres apresentam ... Uma aventura sobre a poluição da água (6.º capítulo)

Os eco-repórteres 
Hugo e João 

Olá, tudo bem? Hoje iremos contar uma história muito gira! Vamos lá?
O episódio de março/ abril fala sobre a Poluição da Água!
                                    
                                   Oh não! O mar está verde!

       No dia seguinte, os 10 amigos foram para a escola. Na aula de Ciências Naturais, depois de ter falado sobre as consequências da Poluição da água, a Professora Sandra perguntou:
         -Ó queridos alunos, quais são as causas da poluição? Mariana... Podes dizer?
         -São…. Incêndios, Descargas INDUSTRIAIS, Derrame de Combustíveis e de Petróleo… - Disse a Mariana
         -Vocês estão a ver o que estão a ver? A Mariana a acertar tudo! Vou subir a tua nota! Como soubeste tudo?- Perguntou a Professora, que como todos sabemos, TODA A GENTE sabia que a Mariana estava mais atenta às aulas…
          -Estudando! E aprendendo com as aventuras que tenho tido!-Respondeu a Mariana- Querem saber mais?
         -Pode ser!- Disseram todos os 25 alunos, mais a professora
         -Depósito de lixo, Uso de pesticidas e fertilizantes, construção de casas, edifícios e Esgotos Domésticos NÃO tratados… - Disse a Mariana
Depois das aulas…
         -Ai, ai! O que fazemos malta?- Perguntou o Tomás
         -Não sei!-Disse o Santiago
         -Também não sei!- Disse logo a Filipa
        -E que tal… Se fôssemos investigar? Mas… O que é que estou a ouvir? Ah! É o telemóvel do Salvador! -Disse  o Tomás que como vos disse, ele tem um Ouvido muito apurado.
       -Ah pois!-Disse o Santiago- É a minha mãe. Está a investigar também a poluição! Estou? Mãe…
       -Olá, querido! Tudo bem? Olha… Tenho um “servicinho” para vocês!-Disse a mãe do Salvador.
       -Ok… Qual é? Estou ansioso!-Disse o Santiago
       -O serviço é… Têm de investigar sobre a poluição da água. Porque… Aqui no Rio Tejo, há pouquíssimo tempo, uma empresa, deitou petróleo para o Tejo. - Disse a mãe do Santiago - E também porque há gastos de água. Pode ser assim: Eu investigo sobre a Poluição e vocês dos gastos.
        -Aha! Obrigado, srª Joana! Agora é só fazermos o plano!-Exclamou o Pedro-
        -Mas… QUAL É O PLANO?-Perguntou o Tomás
       -Não sei!- Disse a Matilde
       -Já sei! Vamos perguntar à Professora Sandra!-Disse o Francisco
       Mas… Não encontraram nenhuma solução! Mas… Foram falar com a sua amiga Sara e lá encontrou uma solução! Fazer entrevistas às pessoas!
       -Boa! Boa! Boa e… Boa!!! És genial! –Disse o Pedro que estava apaixonado por ela e a Matilde estava cheia de ciúmes
        -Ahaha! O Pedro e a Sara!- Disse a Matilde (Foi Sarcástica!)
        Primeiro, foram à “Padaria Majestosa” do episódio. Anterior.
        -Olá, olá! Hoje vi a tua mãe, Francisco! –Exclamou o Sr. António
        -Eu sei! Não me diga… Ela comprou: um pão Bijou, uma carcaça e umas “Mini- Carcaças”, não foi ??- perguntou o Francisco que sabia a lista de compras da sua mãe.
      -CERTÍSSIMO, mas, o que vocês vêm aqui fazer novamente?- Perguntou o Sr. António
      -Olhe, viemos “Inspecionar” a Padaria.- Disse o Tomás que estava Pronto Para a Ação!
       -Espere um bocado… É a minha mãe outra vez. -Disse o Salvador
       -Olá! Isto é URGENTÍSSIMO!!! Depressa!!! Venham cá ter! Já vos envio a morada! Depressa!!- Disse a mãe do Santiago
      -Vamos!- Disseram todos.
     -Adeus!- Disse o sr. António
     Chegaram lá… E viram uma coisa gravíssima. Eles encontraram… Um GRANDE SARILHO!
                                        Um Grande Sarilho!
            -Ui! O Rio Tejo está… COMPLETAMENTE POLUíDO… Quem fez isto?- Perguntou o Tomás
            -A empresa que a mãe do Santiago disse!- Disse o Francisco que bateu com a mão na cara.
            - O que fazemos contra isto?-Perguntou a Mariana
            -Lembram-se do que “Iríamos” fazer?- Perguntou a Sara- Mas… Aquela não é a Érica do 5ºG?
            -Ah, pois é! Olá, Érica! – Disse o Tomás
            -Olá, olá, meu lindos amigos… especialmente o Chico!-Disse a Érica que… como vos disse estas Histórias estão cada vez MAIS AMOROSAS!
            -Rargh! Já agora, VOLTO A REPETIR! EU NÃO SOU CHICO!!! SOU… FRANCISCO!!! Rargh!- enfureceu-se o Francisco.
            -Pois… Érica, qual é o teu talento para o ambiente? Ok. Ok. Já percebi, Já percebi! O teu talento é ser espia!?- Exclamou o Salvador que… ODIAVA  A Érica.
         -Ok! O que estão a fazer aqui? Não me digas… Já sei! A pesquisar sobre a “Terrível”?- Perguntou a Érica.
       -Têm alguma ideia? Eu tenho e é BOA!- Disse o Rafael.
       -Qual é? Conta Rafa!!- Exclamou a Mariana.
       -É: Analisar o que está por trás disto! É giro? Para isso, precisamos de: lupas, Tubos de Ensaio, Temos de alugar um laboratório, Placas de Petri, Suporte de Tubos de ensaio….- Disse o Rafael.
        -A minha mãe tem um!- Disse o Santiago.
        -Bora! Ao país! E já agora, repito: EM QUE TRANSPORTE VAMOS?????- Perguntou o Tomás.
        -Pedimos ao meu pai!- Disse o Santiago.
Ao Rio Tejo! E foram lá ao Rio Tejo e a mãe do Santiago disse:
        -Então precisam de um laboratório não é?
        -Sim. Por acaso sim. Onde é o seu laboratório?- Disse o Francisco
         -É em Almada. Vão lá e escrevam a seguinte pass: 20071974- Disse a mãe do Santiago
        -Ok. Sr. Joana!- Ripostou o Francisco
E lá foram! Mas… tinham de ter um plano. Passado algum tempo, a Mariana pensou: “Ai que chato! Qual será o plano? Bem… O que fazemos? Já fizemos o plano mas… Vamos investigar todos?”
        -Ó Malta, como dividimos as pessoas. Somos 11. Dá um número COM VÍRGULAS! Já sei! E se 8 pessoas recolhessem dados e 3 ficassem AQUI? Ok. Já sei! Eu e  a Sara, ficamos aqui a analisar os dados e a investigar. O Pedro, o  Tomás , a  Matilde e o Santiago. O Rafa, a Mariana, o Salvador e a Filipa, vão (Em grupos separados que eu disse) investigar e recolher dados. Os porta-vozes são: do grupo do Pedro, do Tomás e da Matilde, quem LIDERA e quem vem para aqui e fica com o Walkie Talkie, é… o Santiago. E o do Rafa, da Mariana, do Salvador e da Filipa é o Salvador. E tu Érica, vais fazer uma coisa gira! Tens o material de espia? – Perguntou o Francisco.
        -Sim! Of course!- Riu-se a Érica.
        -Embora lá!- Disseram todos.
        Passado algum tempo, a Érica, encontrou uma coisa gravíssima! Havia uma pessoa muito, mas muito ESTRANHA! Era uma pessoa a deitar resíduos (Celulose) para o Rio Tejo sem a mãe do Santiago ver. Mas, quando olharam, o homem desapareceu, mas viram que deixara um recado. Logo, a Érica pegou no seu Walkie Talkie e nos seus binóculos e disse:
-Óculos Genius? Estás aí? Encontrei aqui uma coisa MUITO GRAVE! Havia um senhor , não sei se é um homem, mulher,  criança ou idoso! Mas… Deixou um recado:
“Tu irás descobrir quem sou,
Um dia…

Vou SEMPRE poluir
A nossa querida Terra!
Imaginas quem sou,
Saberás mais logo

Verás, tu verás
E continuo a poluir...
Resíduos no Rio Tejo e outros rios.

Ohoho, Muahaha…

Quererás atacar-me? 
Um dia verás
Eh! Eu poluo 

Treme, de medo, agora
E se me  encontrares!

Faço qual quer coisa para raptar, poluir e tudo que faça mal ao planeta!
As minhas ideias são malignas
Como irás encontrar-me?

O vosso inimigo desconhecido!” 

       Parece-me que… É um poema acróstico. Já te ligo!- Disse a Érica- Oh, não! Esta é a frase:“Tu vais ver o que te faço!!!”  Vou ligar outra vez! Óculos Génius? Esta é a frase:      “Tu vais ver o que te faço!!!”  
        -Pois… É complicado! Vou ligar aos outros: Espian, Invisty, TecnoWoman, ArTist, CarTazist e ModelWoman, NatureMan, Aquagirl, SportsMan… Estão aí? – Perguntou o Francisco.
        - Encontrámos um poema acróstico (Foi a Érica) que cuja frase é: “Tu vais ver o que te faço!!!” – Disse o Francisco.
         -Oh, meu Deus!- Gritou a Mariana.
         -Já sei! Voltem todos para aqui, porque tenho uma nova ideia!- Disse o Francisco.
         -Oh, meu Deus!- Gritou a Mariana, assustada.
         - Já sei! Tenho uma ideia! Voltem todos para aqui, porque tenho uma nova ideia!- Disse o Francisco
         Quando regressaram...
         -Malta, e que tal se a Érica ficasse aqui e o outro grupo vai investigar para encontrar provas ou algo do género sobre a poluição? Mas … quem quer ir?
       -Já sei! A minha mãe é polícia e podia ajudar-nos! Vou ligar-lhe! – Disse a Érica.
       - Porquê? Aqui, em Almada?!- Perguntou o Rafael.
       - Agora está aqui em Almada e eu também, porque já não temos mais aulas e estou de férias. A minha mãe e quase todos os polícias andam a investigar isto! É por isto! (Tuituituitituti) Estou, mãe? Estou com uns amigos. Podemos ir aí? – Perguntou a Érica. – Sim? Não me digas. Estão a investigar o caso da Celulose?! Temos aqui informações importantes! 
       - Venham! Eu vou já buscar-vos!- Disse a Mãe da Érica.
       -Ok. Ela vem! Mas... quem quer participar?- Perguntou a Érica.
       -Eu não sei!- Riu-se a Matilde.
        -Também não sei!- Riu-se o Tomás.
         -Me Too!- Riu–se também a Filipa. 
        -Ó Filipa, estamos a tomar chá com a Rainha de Inglaterra, vamos para os EUA onde há tiroteios ou queremos salvar o ambiente?- Irritou-se o Francisco.
        -Calm Down!- Disse o Tomás.
         - Engole já essa frase, Tomás! Aqui o Chiquinho, não vai gostar!- Disse a Mariana.
         - Eu ouvi o NOME CHIQUINHO? Rargh!-Irritou-se ainda mais o Francisco- Ok.Já esqueci! 
        -Podemos ir o Francisco, eu e a Érica!- Disse a Sara para resolver a “Briguinha”.
        -Ok! E o que vai ao local do “Crime”? Pode ser... O Pedro, a Filipa, o Santi e o Tomy!          – Disse o Francisco. - E os restantes... vão ver como está a poluição e depois comuniquem! E o grupo do Pedro, quer vir connosco? E tu, Matilde?
      Mais tarde …
      -Olhem, e que tal se a Érica e a Sara viessem comigo e com uns meus colegas, enquanto tu ficas com a Matilde e com mais outros meus colegas? – perguntou a mãe da Érica.
     -  Nós vamos usar a Câmara de Investigação para os Computer and Research Masters...- Explicou a Érica.
     -O que disseste?!- Perguntou a Sara
      -Ela disse: Mestres dos Computadores e das Investigações!!! – Riu- se o Francisco, que depois, riu ainda mais!
     -Ok. Vão, vão, vão! – Disse a Matilde- Ok. Tititi, trálálá e ok! Isto já a funcionar!
Como vocês já sabem perfeitamente, estes meninos são génios. A mãe da Érica encontrou pegadas e foi direta a um covil Hiper-mega-secreto! Mas, antes deles chegarem, vamos dar uma espreitadela na investigação sobre a poluição!
       Chegaram ao Rio Tejo, foram LOGO falar com a D.Joana, a mãe do Santiago!
       -Onde é que o meu Santiago está?- Perguntou a mãe do Santiago.
       - É disso que quero falar. Não reparou num homem que estava a poluir o rio? Pois bem... ESTAVA A DEITAR CELULOSE, não reparou?- Perguntou o Salvador.
       -Não? Agora, andamos a investigar!- Disse a Mariana que bateu com a mão na cabeça.
       -Estão a ligar-nos! SportsMan ao serviço e... onde estão os ÓculosGenius? Vamos já para aí!- Disse o Rafael.- Amigos, temos de ir para um Covil Hiper Mega Secreto! Encontraram o Vilão! 
       - Vamos lá!- Gritaram todos.                  
       -Quando contar e disser 3, vocês vão pôr as algemas para ele confessar. Malta, venham todos para aqui! Ah! Vocês já estão aí! 1...2...3 e Vão, vão vão!!!!!!!!!! - Disse a Mãe da Érica.
       -Aha! Zizzi? És tu, o vilão? - Perguntou o Pedro.- Não pode ser! Uma criança! Mas … és boa pessoa, Diogo! 
       - Não fui eu. – confessou o Diogo. - Foi o meu pai. Ele odeia, odeia , odeia o ambiente! Ele acabou de fugir para ninguém o descobrir!- Disse o Diogo- Ao contrário de mim 1ue gosto do Planeta!
       -Oh não! Abordar missão!- GRITARAM TODOS- Agora, é que não foi desta!
Depois de tantas... Não completaram a missão!!!

Os Autores,
Hugo Batoca
João Alves



Comentários

Mensagens populares