quinta-feira, 30 de junho de 2016

Aqui fica o registo da belíssima atuação do Coro CantAr-te da EB Elias Garcia!

    A professora Isabel Neves e os alunos do Coro brilharam no encerramento do Encontro "O papel da Escola na fruição dos universos culturais", no 21 de junho de 2016, no Centro Ismaili, Lisboa. 

   Os Coros CantAr-te integram o Agrupamento de Escolas Elias Garcia, o Agrupamento de Escolas da Caparica e o Musicentro - Salesianos de Lisboa.

    Agradecemos os vídeos da professora Cristina Dias que tão bem registaram estes momentos.











segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Projeto Eskrítica na voz de 2 alunas!

     




     Este ano foi muito bom e na minha opinião a Eskrítica AJUDA NISSO.
     Aprendemos que as palavras não são apenas palavras. Com elas podemos exprimir os nossos sentimentos, pensamentos, atitudes e muito mais.
     As aulas de Eskrítica serviu para nós termos consciência do que se passa no mundo, porque com os temas que a professora dava ficávamos a saber mais. Também serviu para ajudar a escolher a nossa vocação e a sabermos se é isto que queremos para o nosso futuro.
     A única coisa que acho que podia melhorar era darem-nos temas ainda mais interessantes e sobre os que nós gostássemos de escrever.
     De resto não tenho mais nada a apontar.
     Adeus, boas férias e até para o ano.

                Catarina Rato nº4, 7ºA

        Este ano a escola Elias Garcia também teve o projeto de Eskritica .
Aprendemos bastantes coisas. Aprendemos que para fazer um bom texto, temos de ter um tema, alguns inventados e outros são dados pelos professores, amigos e colegas. Mas seja qual for o assunto temos de saber qual é o tipo de texto, que pode ser de opinião, dramático, narrativo, poético, …
Um texto tem de respeitar os tópicos dados e tem de estar bem organizado.
Devemos usar sempre vocabulário variado e utilizar diferentes sinais de pontuação. Alem disso temos de ter cuidado com os erros ortográficos.
        Em primeiro lugar, o projeto Eskritica serviu para aprendermos mais e para estarmos mais preparados para o futuro. Em segundo lugar, serviu para descontrairmos e também é uma aula diferente e divertida. Mas o principal foi aprendermos mais sobre a escrita.
A única sugestão que tenho é não acabarem com o projeto, porque alem de fazer bem ao nosso cérbero também faz bem à nossa criatividade e imaginação.

        Rafaela Malheiro, 7ºA


quinta-feira, 9 de junho de 2016

O Teatro da Cave apresentou "A triste, longa e complicada história da Rapariga que ia sendo devorada pela gramática"


       O Teatro da Cave apresentou ontem a peça "A triste, longa e complicada história da Rapariga que ia sendo devorada pela gramática" às turmas 5ºF e 5ºE. Alegres e animadas, a Patrícia Rocha e a Lília Filipe mostraram grande desenvoltura e talento em palco. 
        Parabéns às atrizes e ao professor João Pedro Pereira pela encenação!






quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vamos à Caça do Urso - Projeto Juntos Aprendemos +

         E a turma vencedora do Projeto Juntos Aprendemos + é a Pré B!


         Neste projeto, desenvolveram-se várias atividades, entre as quais "Vitória, vitória, qual é o final da história?", a partir do livro  Vamos à Caça do Urso  de Michael Rosen e que envolveram as turmas desde a Educação Pré-escolar, do 1.º e do 7.º anos.
        Aqui ficam os restantes trabalhos:



segunda-feira, 6 de junho de 2016

Projeto Saberes e Sabores: mimos para comemorar o ano internacional das leguminosas

Para comemorar o ano internacional das leguminosas, o Projeto Saberes e Sabores presenteou-nos com estes belíssimos brigadeiros de feijão!




P.E.S.S. - Conhecer para prevenir a gravidez na adolescência


Objetivos:

  • A Linha SOS Grávida permite: equipas da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), existentes em todos os distritos de Portugal Continental. Compete-lhes assegurar as respostas de emergência social: deslocam-se ao local para aprofundamento do pré-diagnóstico efetuado pela ECE; prestam uma resposta imediata de acolhimento; satisfazem as necessidades básicas; encaminham e articulam com os Serviços Locais de Ação Social e com outros serviços que se revelem adequados. . 
Se necessário, será efetuado posteriormente o encaminhamento social da utente, permitindo-lhe a reintegração social e laboral 
Horário: Dias úteis das 10h às 18h. 

Crianças em perigo? Liga ao SOS Crianças!



Cartaz elaborado pelo Daniel Cerveira do 7.ºC

O número 144 - Linha Nacional de Emergência Social (LNES) - é um serviço telefónico público, gratuito, de funcionamento ininterrupto, 24h por dia, 365 dias por ano.

A QUEM SE DIRIGE
A todos os/as cidadãos/ãs, que se encontrem em território nacional, numa situação de desproteção e vulnerabilidade, e que necessitem de apoio social. 
Entre outras:
Vítimas de violência doméstica

Pessoas sem-abrigo 

OBJETIVO


Garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social.