quinta-feira, 22 de outubro de 2015

P.E.S.S. - Intervenção no refeitório da EB Elias Garcia contra o desperdício alimentar!

       Os alunos do 6.º ano, em especial o 6.º C, criaram mensagens contra o desperdício alimentar para o refeitório da EB Elias Garcia. 
       Com a ajuda das professoras Sandra  Marques e Cristina Dias espalharam-nas pelas mesas para lembrar que é um crime desperdiçar alimentos.








        Houve ainda um trabalho prévio no Refeitório levado a cabo por estas turmas quanto à recolha dos desperdícios do prato principal a partir do qual os alunos  realizaram um gráfico. Aqui ficam algumas das imagens que os alunos recolheram para lembrar os colegas e lutar contra o desperdício de alimentos.




Fábio Antunes (6ºC)


Inês Chagas (7.ºC)







P.E.S.S. - comemoração do dia da alimentação.


              A EB Elias Garcia assinalou o Dia da Alimentação com a organização de uma exposição de trabalhos realizados em Ciências Naturais (no átrio da EB Elias Garcia)  e em Artes. Esta exposição contou ainda com a colaboração da professora Paula Casimiro e com o apoio da D. Dina à exposição e aos documentários exibidos.




      

 Fábio Antunes, nº 10, 6ºC

Inês Chagas, 6ºC


Leonor

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

P.E.S.S. - Falar sobre as emoções!

            Ontem, os embaixadores da saúde e os alunos de todos os ciclos falaram sobre a saúde mental, no auditório da EB Elias Garcia. A saúde das nossas emoções é tão importante!

Refletir sobre as emoções a partir das animações:
"Cérebro Dividido": emoção vs. razão


www.youtube.com/watch?v=rD2VnQcGbI0

O que é a intolerância? Vê este filme curta metragem animado e reflete...





Troca de impressões sobre as animações ...


Identificar através do desenho o que nos leva ao isolamento ...





Visualização sobre a importância das emoções na nossa vida: Divertidamente


A arte o otimismo: escutar, dançar ou cantar uma música ...



Aprender a dar a volta!
Falar e escutar - gestos simples e tão importantes!


Em Cidadania, deverão:

a) contar o que mais os marcou/enriqueceu naquela sessão;

b) passar aos colegas indicações sobre:

   1  - conceito de Saúde Mental 
[A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. 
Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.]

      2  - o direito e o dever de se reconhecer/tratar doenças de ordem cerebral;

      3  - a riqueza das emoções que possuímos e que devemos desenvolver e cuidar (como se cuida dos dentes);

       4 - o funcionamento do cérebro emocional versus racional;

        5 - a importância do brincarmos e do desenvolvermos o humor para nos tornarmos mentalmente mais saudáveis.

        Os mais velhos podem ser alertados/refletir:
       - pistas para determinar bons níveis de saúde ou doença mental:


Índices de saúde mental

Índices de problemas de origem mental

1. Atitudes positivas em relação a si próprio(confiança em si, reconhecimento dos limites,  arriscar várias atividades,…).
1. Atitudes negativas em relação a si próprio(desleixos, atitudes explosivas, vícios prejudiciais, desvalorizar-se demasiado, insónias, desejo de morrer, ciúmes de tudo e todos…).
2. Crescimento, desenvolvimento e auto-realização. Alimentação saudável e prática de boas atividades.
2. Grande insegurança em si e nos outros, comer exageradamente ou nada comer,
 desinteresse por coisas que se apreciavam, sonolência e apatia prolongada.
3. Encarar e responder bem a situações difíceis.
3. Sensação de grande angústia e elevado sofrimento perante as situações do dia a dia.
4. Autonomia e autodeterminação
4. Dependência de outros para tomar decisões e se organizar.
5. Noção apurada da realidade e ser sensato.
5. Negação da realidade, mentir regularmente, ouvir ou ter visões estranhas.
6. Interessar-se por aquilo que o rodeia e desenvolver boas relações sociais.
6. Ser destrutivo, não colaborar, isolar-se, exaltar-se demasiado e recorrer a muitos palavrões.



A equipa do PESS.
Coordenação professora Vera Constantino.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Clube de Leitura - Viagem ao Infinito


O clube de leitura pretende contrariar a tendência de que, ao longo do 2.º e 3.º ciclos, a grande maioria dos jovens deixa de ler.
Assim, às quartas-feiras, na biblioteca, às 14:15, vamos ler e falar do que lemos.

O professor de Português de cada um dos alunos do Clube será informado da inscrição do seu aluno no clube, bem como do seu desempenho leitor (se apresentaram livros e participaram nos debates, se contribuíram, de facto, para a reflexão de certos tópicos/ temas eventualmente abordados, etc.). Além disso, 
vamos publicar os textos críticos no blogue da Biblioteca, organizar debates e sessões de cinema, em colaboração com a professora Teresa Batista e o Plano Nacional de Cinema. As propostas de filmes encontra-se já no cartaz do primeiro período. 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Projeto Ecoescolas: Participa na Campanha Papel por Alimentos!



    Está a decorrer a campanha papel por alimentos!
    Como chega o papel que nós recolhemos até ao Banco Alimentar e como se “transforma” em Alimentos?
Para que esta Campanha decorra com sucesso, são necessários três intermediários:
- Embaixadores do Ambiente: Na última semana de cada mês, em Cidadania, recolhem o papel das salas (será oportunamente divulgado o mapa de recolha salas/ turmas) e entregam-no às funcionárias responsáveis: D. Dina na EB Elias Garcia ou D. Ana na EB Miquelina Pombo).
- Técnicas de ação aducativa (geralmente D. Dina ou D. Ana): guardam o papel recolhido na sala de arrumos e entregam-no ao representante do Centro Paroquial
- Centro Paroquial da Sobreda: na primeira 4ª feira de cada mês, o Centro Paroquial da Sobreda dirige-se à escola para levantar o papel e entregar ao Banco Alimentar contra a Fome, que por sua vez o entrega à empresa QUIMA e recebe desta, por cada tonelada de papel entregue, 100€ em alimentos.
Claro que, a todos nós cabe a tarefa mais importante de todas: Fazermos a correta colocação do papel nas devidas caixas, respeitando sempre a não colocação de outros materiais (especialmente embalagens ou alimentos).

Cumprimentos, a equipa Ecoescolas

Projeto Ecoescolas - recolha de garrafas de plástico em ação!

     O projeto Eco escolas precisa de garrafas idênticas às da imagem para a criação de Kits de recolha de óleo. 
     Participa nesta iniciativa e entrega as tuas garrafas nas Bibliotecas do Agrupamento!