quinta-feira, 21 de maio de 2015

Projeto MICAS: já temos uma Micas vencedora na EB Miquelina Pombo!...


 A autora da Micas vencedora é a Magali do 4.º D
 (1.ª aluna da esquerda)
Obrigada a todos participantes por terem escolhido 
o melhor desenho através desta votação!



As Micas concorrentes



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Mural do 25 de abril

      O mural comemorativo do 40.º aniversário do 25 de abril de 1974 foi inaugurado no dia 24 de abril, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro. Todas as escolas do Concelho de Almada participaram. O AE Elias Garcia foi representado pelos trablhos de Yasmin Oliveira do 9º.C e Diana Lachica o 9.ºD.






terça-feira, 19 de maio de 2015

Projeto Ecoescolas - Poupança energética e energias alternativas

       As turmas 5.º A, 5.º B e 5.º C elaboraram cartazes para o Projeto Ecoescolas para promover a poupança energética e informar a comunidade escolar sobre as energias alternativas. Aqui fica a apresentação da professora Cristina Dias.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Missão Reduzir: aprender a reduzir!

A Missão Reduzir é um projeto do 1.º ciclo, que envolve as famílias dos alunos e todo o Agrupamento.
Aqui ficam os cartazes elaborados nas aulas de Artes com a professora Ângela Condesso e os alunos do 4.º A.




sábado, 9 de maio de 2015

7 DIAS COM OS MEDIA: se eu fosse criador de videojogos

               

Se eu fosse um criador de videojogos, mudaria alguns aspetos que, para mim, são muito importantes, como, por exemplo, o tempo de descanso. Na minha opinião, era importante que houvesse um jogo que, ao fim de uma hora e meia, se desligasse. Assim, os jogadores não só descansavam os olhos, como também se evitava que ficassem viciados no jogo. O vício de jogar pode trazer grandes problemas, pois há alunos que não conseguem parar de jogar GTA (Grand Theft Auto), por exemplo, nem quando vêm para a escola e até querem faltar às aulas para jogar mais. Mesmo quando não estão a jogar, estão sempre a falar nesse assunto.
                Embora os videojogos também tenham um lado positivo, como, por exemplo, desenvolver a nossa capacidade de reação e a memória, mas trazem alguns perigos.

André Pires e Frederico - 9.º C

                

sexta-feira, 8 de maio de 2015

7 DIAS COM OS MEDIA: as redes sociais – porquê o twitter? E um dia sem tecnologia, como seria?


A rede social mais utilizada pelos alunos do 9.º C é o Twitter. Poucos são os alunos da turma que não usam esta aplicação, pois há grande interação entre os utilizadores do Twitter, podem falar de tudo, sobre acontecimentos do dia a dia, da escola, com – pelo menos parece – mais liberdade.

Diogo Cardoso e Inês Cabecinha, 9.º C


Hoje resolvi não usar tecnologia – nem telemóvel, nem televisão, nem jogar consola.  Tenho de encontrar uma outra forma de me divertir. Posso jogar futebol, ir ao cinema ou passear com os meus amigos, na praia.
Para nós, a tecnologia é muito boa, porque permite conversar com os nossos amigos, mesmo à distância, também podemos ver filmes, jogar online, procurar informações sobre assuntos.  A tecnologia agora vive com as pessoas.
Concluindo, poderia fazer tantas atividade num dia sem tecnologia, mas não era a mesma coisa.


Rafael e Bernardo do 9.º C

quinta-feira, 7 de maio de 2015

7 DIAS COM OS MEDIA: será que entender a publicidade é fácil?

O texto publicitário não é nada fácil de entender e, para prová-lo, vamos falar de 2 anúncios que podem parecer (na sociedade) como ofensivos ou como uma forma de influenciar as pessoas a fazerem algo que não devem. O primeiro anúncio fala sobre as novas garrafas de cerveja anti-choque e o segundo de um relógio de luxo em que a atenção recai sobre a mulher.


No primeiro anúncio, avistamos dois jovens com várias garrafas de álcool à sua  volta. Isto poderá influenciar outros tantos jovens a consumir bebidas alcoólicas o que é prejudicial para a sua saúde, se continuarem a beber estas bebidas para o resto da vida.


No segundo anúncio, é visível que a mulher está sentada num sofá só para ilustrar o anúncio, em segundo plano, o que pode ofender as mulheres pois é discriminação.
Para concluir, gostaria de dizer que estes 2 anúncios podem influenciar e ofender algumas pessoas e isso não deve acontecer. Pensem nisso.


Diogo Moura n.º 11 e Gonçalo Silva, n.º 14 -9.º C

quarta-feira, 6 de maio de 2015

7 DIAS COM OS MEDIA: o humor e os media

Considerando que o humor é uma desconstrução, fazer humor sobre os media é desmontar os próprio media.
Vários meios podem ser utilizados para criticar de uma forma humorística a sociedade, tais como jornais, programas da rádio e T.V. Apesar de criticar, o humor também tem a função de informar sobre a atualidade. Por exemplo, numa situação política e religiosa entre o Papa Francisco e Angela Merkel, pode haver uma imagem embaraçosa.


Outra forma de utilizar humor para criticar ou realçar um assunto da atualidade é o cartoon:


Muitas vezes os media utilizam a ironia e o humor para realçar aspetos políticos discutidos atualmente.



Bruno Antunes, n.º 7 e Leonor Martins n.º 16, 9.º C

terça-feira, 5 de maio de 2015

7 DIAS COM OS MEDIA: afinal há liberdade de expressão?


Consideramo-nos alunos e cidadãos com uma opinião ativa sobre as situações controversas que ultimamente têm tomado conta deste mundo cada vez mais perigoso e injusto. Hoje em dia vivemos num dito “mundo livre” mas em que ainda há muito preconceito, censura e desigualdade. 
Pensamos que existe total liberdade de expressão, mas, acontecem casos como o atentado, em França, aos humoristas do Charlie Hebdo. O mundo ficou chocado, pois afinal disseram o que pensavam e foram mortos por isso.
Nada está garantido.


Gonçalo Vozone e Pedro Santos do 9.º C

Reunião do Projeto Ecoescolas e os embaixadores do ambiente



segunda-feira, 4 de maio de 2015

7 DIAS COM OS MEDIA: é assim tão difícil respeitar os outros online?

           

          Na Internet, nem tudo é um mar de rosas. Existem armadilhas, perigos e conversas insultuosas, pois, muitas vezes, as pessoas aproveitam o facto de estarem atrás de um ecrã de computador para dizerem tudo o que lhes apetece, sem pensarem nas consequências das suas palavras. O mundo online deve ter regras, assim como as pessoas quando convivem no dia a dia, lado a lado. O bullying é um problema crescente que a sociedade enfrenta diariamente. 
Quando falamos com uma pessoa, cara a cara, somos civilizados, cordeais e bem educados, por isso, essa postura deve manter-se no mundo virtual – devemos respeitar as pessoas. A única diferença do mundo virtual é que não chegamos a ver a pessoa com quem estamos a falar, mas isso não significa que podemos agir de maneira indelicada e dizer o que nos apetece. O respeito tem de existir no mundo online.


Beatriz Alves,n.º 5 e Mª Inês Garcia, n.º 17, 9.º C

Projeto Ecoescolas - entrega das tampinhas dos alunos do 3.º C





Missão Reduzir - o filme elaborado pela equipa do Projeto Missão Reduzir

     Aqui está o filme realizado pela equipa do projeto Missão Reduzir que foi apresentado a toda a comunidade escolar com o objetivo de divulgar o projeto e promover as boas práticas para reduzir o consumo de energia elétrica. 

Guião do filme Missão Reduzir

domingo, 3 de maio de 2015

7 dias com os media: Revista Safety Mode

Esta revista surgiu para integrar o desafio dos 7 dias com os Media. A partir de hoje (DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA) serão publicados sete artigos sobre o tema. Numa era em que, apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais cidadãos acedem à palavra e à voz no espaço público, as questões da liberdade – e da consequente responsabilidade – colocam-se ainda com mais premência na sociedade global. 


http://www.literaciamediatica.pt/7diascomosmedia/iniciativas-registadas