quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ERTE : Media Smart promove curso «Publicidade – Conceitos Fundamentais»

A Campanha Papel por Alimentos avança!




EB Elias Garcia




EB Miquelina Pombo

     Os colaboradores do Eco-Escolas já começaram a distribuir pelas salas uma caixa de recolha de papel para a campanha Papel por Alimentos. Agradecemos desde já à Amarsul pela cedência dos ecopontos domésticos que adaptámos para esta atividade. Esperamos que nos continuem a ajudar, pois precisamos ainda de mais ecopontos. O objetivo é munir todas as salas e espaços escolares com uma caixa de recolha e assim dar mais visibilidade/continuidade a esta nobre campanha solidária e ecológica iniciada nos anos anteriores. Em algumas salas onde já existia caixa de recolha de papel foram apenas colocados os panfletos identificativos da Campanha.

    Uma vez que ainda não há ecopontos suficientes para todas as salas, as primeiras a serem contempladas foram escolhidas pelos prestáveis ajudantes que hoje tivémos, aos quais deixamos o nosso agradecimento pela preciosa ajuda na montagem e distribuição das caixas: Janete e Lucas, 5º B; Beatriz Contente, 6º C; Diana 6º D; Eduardo e Frederico, 9ºC

     Como chega o papel que nós recolhemos até ao Banco Alimentar e como se “transforma” em Alimentos?

      Para que esta Campanha decorra com sucesso, são necessários três intermediários:

      - Embaixadores do Ambiente: Na última semana de cada mês, em Cidadania, recolhem o papel das salas (será oportunamente divulgado o mapa de recolha salas/ turmas) e entregam-no às funcionárias responsáveis (D. Dina ou D. Cândida).

      - Técnicas de ação aducativa (D. Dina ou D. Cândida na EB Elias Garcia e Ana Tavares e Sandra Graça na EB Miquelina Pombo): guardam o papel recolhido na sala de arrumos ou no átrio  e entregam-no ao representante do Centro Paroquial

      - Centro Paroquial da Sobreda: na primeira 4ª feira de cada mês, o Centro Paroquial da Sobreda dirige-se à escola para levantar o papel e entregar ao Banco Alimentar contra a Fome, que por sua vez o entrega à empresa QUIMA e recebe desta, por cada tonelada de papel entregue, 100€ em alimentos.

      Claro que, a todos nós cabe a tarefa mais importante de todas: Fazermos a correta colocação do papel nas devidas caixas, respeitando sempre a não colocação de outros materiais (especialmente embalagens ou alimentos).

Cumprimentos, a equipa Eco-Escolas

As professoras Marina Frias e Cristina Nascimento (EB Elias Garcia)
Isabel Matos e Isabel Caetano (EB Miquelina Pombo)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Projeto Elias Sol - campanha de recolha

        Projeto Elias Sol - projeto solidário do AE Elias Garcia com o objetivo de ajudar as famílias carenciadas, - pede a participação de todos na recolha de alimentos, roupas usadas e material escolar, de modo a ajudar as famílias mais carenciadas da nossa comunidade, nesta quadra natalícia que se aproxima.



 

sábado, 22 de novembro de 2014

Chegaram os retalhos para construirmos as Mantas de Amor!

         Os retalhos encontram-se disponíveis no PBX, com a D. Dina.

        Não são, no entanto, suficientes para todos os interessados em participar na construção desta Manta de Amor! 

        Pedimos, por isso, a colaboração de todos para entregarem um "pano" que tenham em casa e que pode ajudar a dar continuidade a este projecto. 

        Aqui fica um exemplo:


(20 cm de lado)



"Instituições, escolas, lares e particulares dos 0 aos 100 anos, de todo o país, estão convidados a, através de um retalho de tecido fornecido pela Associação, deixar uma mensagem de afecto para os nossos meninos já resgatados, demonstrando assim a sua indignação contra a Escravatura Infantil numa acção de sensibilização que visa criar uma mega Manta do Amor (união de todos os retalhos) para inicialmente ser colocada no Castelo de Guimarães (dia 1 de Junho de 2015) e posteriormente ser enviada para os nossos meninos dos centros de acolhimento no Gana".

Mais informações
http://www.filhosdocoracao.org/

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Os Eco-repórteres - recolha dos consumos energéticos da EB Elias Garcia

    Os eco-repórteres do Projeto Ecoescolas têm vinda a recolher os consumos energéticos da EB Elias Garcia todas as semanas, conforme o registo abaixo apresentado.
     Está tudo dentro dos parâmetros, com uma ligeira subida, mas nada alarmante!


(Clicar na imagem para aumentar)

    Continuamos a fazer a construção dos Kits de Recolha de Óleo Usado. Serão depois distribuídos na última semana do 1º período.



Já sabias que temos um Clube de Judo?! Inscreve-te

 

Horário:

Terça-feira das 16.05 h às 17.05h - 5º ano

Terça- feira das 17.05 às 18.05h - 3º e 4º ano






segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Concurso de Arte e Criatividade premiou 3 alunos da EB Elias Garcia!


 Vasco António Rodrigues -1.º prémio “O meu itinerário casa/escola”

Tito Oliveira Guerreiro - 1.º prémio, “Castelo Branco”

Martim Alexandre Cruz - “O Mar”

      Foram premiados  três trabalhos de alunos da EB Elias Garcia no 1.º grupo (até aos 12 anos) do concurso “Arte e criatividade”. Os vencedores são os alunos Vasco António Rodrigues, com o 1.º prémio no trabalho “O meu itinerário casa/escola” e o 3.º prémio para o aluno Martim Alexandre Cruz com o trabalho “O Mar”. No 2.º grupo (dos 13 aos 16 anos), o aluno Tito Oliveira Guerreiro recebeu o 1.º prémio, com o trabalho “Castelo Branco”. Parabéns aos alunos e à professora Cristina Dias!
     Todos os trabalhos que participaram no Concurso Arte e Criatividade 2014 estiveram expostos ao público entre os dias 3 e 9 de novembro, na Oficina de Cultura, em Almada.

Projeto Manta de Amor - unir os nossos retalhos contra a escravatura infantil


As turmas de 1.º e 2.º ciclos inscritas no Projeto Mantas de Amor que se inscreveram devem aguardar a entrega destes retalhos esta semana.

Já conheces este projeto? 

"Escolas e alunos de todo o país são convidados a coser o seu retalho com uma mensagem contra a escravatura infantil numa acção de sensibilização que vise criar uma mega manta do amor para enviar ao presidente do Gana. As mensagens escritas deverão ser todas em Inglês e os alunos das escolas devem cosê-las à manta e reenviar a manta para outra escola participante.Durante o período em que a manta visita a sua escola, os alunos terão direito a um livro RESGATE para a sua biblioteca e deverão garantir que é lido por 10 elementos de cada turma. Simultaneamente são convidados a patrocinar uma ação de divulgação da causa onde venderão o que entenderem (bolos, limonadas,pulseiras de elásticos com as cores da associação,lápis, livros RESGATES,etc) e contribuirão para a causa com o montante angariado, fazendo um depósito directo na conta da associação cujo NIB está disponível no site.

Obrigada por não ficar indiferente!"

Fonte: http://www.filhosdocoracao.org/



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Eco-repórteres: Agradecimentos pelo sucesso da campanha de apoio a Catarina Santos


Já estão a ser encaminhadas as tampinhas recolhidas na escola pelas várias turmas para a menina  Catarina Santos.                
Com a ajuda da turma 7.ºF já foram carregadas muitas tampinhas para o  carro do avô do Diogo Marques do 7ºF, que faz a ligação a Catarina Santos

Deixamos aqui o nosso muito obrigada.

Projeto Ecoescolas: Início da campanha Papel por alimentos

     Este ano, o Agrupamento Elias Garcia continua com a campanha Papel por alimentos que tem como objetivo recolher papel para ser trocado por alimentos em parceria com o Banco Alimentar contra a fome e a empresa de papel QUIMA.
     Estamos a construir caixas de recolha de papel para colocar uma cada sala.

A equipa dos eco-repórteres.




segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PESS - sessão com os embaixadores da saúde

          No dia 6, a enfermeira Sena dinamizou uma animada sessão com os embaixadores da saúde, na BE Miquelina Pombo - no âmbito do PESS.
          O tema abordado foi Primeiros Socorros / Prestação de Suporte Básico de Vida, que pretende habilitar os alunos dos vários ciclos a prestar os primeiros cuidados a colegas e familiares numa situação de emergência.- as reuniões de embaixadores, dia 6 foram em todo agrupamento ( 1º ciclo da EB Miquelina Pombo e EB Elias Garcia e 2º/3º ciclos da sede.








sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Projeto PAC Todos a Ler - AS PREOCUPAÇÕES DO BILLY: Medos e Afetos

Vamos “descomplicar" a preocupação?





         A partir do livro As Preocupações do Billy, de Anthony Brown:

        Diz-nos o dicionário que uma preocupação é um ato ou efeito de nos preocuparmos com algo que, muitas vezes, não aconteceu nem acontecerá. São pensamentos com projeções futuras de algo que possa prejudicar pelo facto do alvo dessa preocupação ser uma coisa ou uma pessoa.
        Complicado de mais!
        Mas alguns alunos mais especiais estiveram a “descomplicar“ a preocupação. Para isso, utilizaram como ajuda o livro As preocupações do Billy de Anthony Browne que se encontrava arrumado estrategicamente na biblioteca da Escola Básica Miquelina Pombo.
E para cada um deles a preocupação do Billy da nossa história foi interpretada de forma diferente.
     Por exemplo: o Tomás confessou-me que nunca se preocupa. Mas, o Rodrigo, pelo contrário, afirmou que as preocupações do Billy são muito parecidas com as dele.  A Lara identificou-se com a preocupação de se preocupar com o facto de não gostar de dormir fora de casa, como o Billy. O Hugo foi muito engraçado e achou que resolveria as preocupações do Billy com uma conversa de “amigo para amigo”. Ressalvo o comentário do Dinis que achou o Billy “muito infantil”.
        E com as histórias vamos crescendo. Os livros levam-nos além da imaginação. É bom ler e ouvir histórias.


Fernanda Ló

6/12/2014


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Participação do AE Elias Garcia na EXPOSIÇÃO LIVRO LIVRE


   O trabalho produzido pelos alunos no âmbito do Projeto Livro Livre esteve presente na exposição "Traz um amigo também - Celebrar 40 anos de abril". 
   O  Agrupamento de Escolas Elias Garcia  esteve representado pelas professoras Vera Constantino e Cristina Dias, mentoras deste Projeto.



segunda-feira, 3 de novembro de 2014