quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Projeto Eco escolas - Participa na recolha de resíduos elétricos e eletrónicos! ...




      Até ao dia 1 de Abril colaborem na recolha de resíduos elétricos e eletrónicos!

      Todos os alunos e restante Comunidade Escolar poderão entregar os REEE (Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida) no átrio da escola, junto ao PBX.

      O que podem entregar na Elias Garcia:

• Frigoríficos, placas de fogão elétricas, radiadores, máquinas de lavar e secar roupa, aparelhos de ar condicionado, aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, máquinas de barbear, computadores, ratos, teclados, telemóveis, impressoras, copiadoras, pens, aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo, instrumentos musicais, berbequins, aparafusadores elétricos, ferramentas de jardinagem, máquinas de venda automática de bebidas e produtos alimentares, reguladores de aquecimento, detetores de fumo, termóstatos, comboios elétricos, consolas de jogos, jogos de vídeo, equipamentos desportivos elétricos, agitadores magnéticos e medidores de pressão arterial.
• Lâmpadas fluorescentes compatas, lâmpadas de descarga de alta intensidade, lâmpadas de sódio de baixa pressão, aparelhos de iluminação para lâmpadas fluorescentes, etc. (exceto lâmpadas incandescentes, de halogéneo, leds e infravermelhos).


sábado, 25 de janeiro de 2014

Jovens jornalistas precisam-se!

   Inscreve-te nos Jovens Repórteres para o Ambiente 2013/14 no  Projeto Eco-escolas:

Professora Cristina Nascimento: 2ª feira, das 14:15 às 15:00

Helena Carvalho: 5ª feira, das 11:45 às 13:15.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vamos comemorar o Dia da Internet Mais Segura?

  

  No dia 11 de fevereiro de 2014, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, na segunda semana do mês de fevereiro de 2014.
  Vamos envolver a escola!
  Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, eventualmente, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula. Este ano, o tema aglutinador é “Juntos vamos criar uma Internet melhor", pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades subordinadas ao tema.
 


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Respeitando a originalidade e criatividade com que cada escola quererá assinalar esta semana, sugerimos alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas:
Realização de workshops, palestras, debates, brainstorming, etc., sobre a temática da Segurança na Internet;
Incentivar os professores e alunos da(s) escola(s) a participar nos Desafios SeguraNet.
Exposições (trabalhos previamente realizados pelos alunos, incluindo apresentação de cartazes, vídeos e outros materiais;
Apresentação em locais públicos de vídeos promocionais ou de sensibilização para a Segurança na Internet;
Debates em sala de aula sobre estas temáticas utilizando, por exemplo, os ALERTAS "O que farias?", ou vídeos que destacamos em Recursos;
Explorar com os alunos os Jogos Educativos SeguraNet (ver em Recursos);
Organização de Concursos a nível de escola ou agrupamento no âmbito da Segurança na Internet;
Envolver os clubes ou grupos escolares existentes nas escolas (exemplos: grupo de teatro; rádio e TV escolar; jornal da escola; etc.) na dinamização de atividades sobre esta temática;

Publicar conteúdos sobre segurança na Internet na página da escola, jornal escolar ou blogue educativo.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

1ª Edição da Revista Eskritica

      O projeto Eskritica, coordenado pelo professor João Pedro Pereira, editou a revista Eskrítica com textos dos alunos do Agrupamento!
 
 
 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Conhecer a Sobreda: O 5º E e 7º B conhecem a Sobreda

Conhecer a Sobreda: O 5º E e 7º B conhecem a Sobreda:    



Neste segundo ano, este projeto pretende dar continuidade ao trabalho do ano anterior. Este projeto será dinamizado no âmbito da BE pelas turmas 5º E e 7ºB e pretende dar a conhecer a área envolvente e motivar os alunos para uma participação ativa e conjunta – escola, autarquia, famílias e comunidade – na gestão da comunidade urbana onde vivem e estudam.

Nesta primeira sessão de trabalho, dinamizada por Elisabete Gonçalves e Sílvia Franco do Centro de Arqueologia de Almada, os alunos ficaram motivados para aprofundar os conhecimentos que têm sobre a Sobreda. Todos os alunos receberam um exemplar da obra Sobreda – História e Património, gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia Charneca-Sobreda

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Semeando a horta do Projeto Saberes e Sabores




       A horta do Projeto Saberes e Sabores encontra-se em preparação.  Primeiro foi necessário semearmos estes nossos produtos em floreiras e deixá-los crescer um pouco. Depois, quando já tiverem um tamanho suficiente, vamos plantá-los na nossa horta pedagógica e deixá-los crescer até os transformarmos em deliciosas sopas e saladinhas.








 Prof. Helena Monteiro e alunos do Projeto Saberes e Sabores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Projeto Ler+Mar

   
 
   O Projeto Ler + Mar desafia as escolas a encontrar estratégias que propiciem a descoberta de textos em língua portuguesa relacionados com os oceanos, articulando-os, numa perspetiva de transversalidade curricular, com as diversas áreas do saber relacionadas com o tema MAR.

    O projeto tem como público alvo os alunos dos ensinos básico e secundário e visa promover a leitura e uma maior consciência do importante papel do mar nas diversas dimensões da vida económica, cultural e social do nosso país.
    As candidaturas devem ser feitas até 17 de janeiro  a partir de um formulário disponibilizado no site do Plano Nacional de Leitura.
Consulte o regulamento.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” - todos os ciclos de ensino



Visando incentivar a conceção de projetos multidisciplinares cujas ideias tenham potencial valor económico e utilidade pública, a Fundação Ilídio Pinho, em parceria com os Ministérios da Educação e Ciência e Ministério da Economia, promove a 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola”, este ano subordinada ao tema Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos Recursos Naturais.


 Regulamento
 
 
 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Boas Festas do Projeto Saberes e Sabores




A construção de uma floreira versátil...
 




 

6ª Edição do Concurso Inês de Castro para o ano letivo de 2013-2014


 
Regulamento
Pretende-se que este desafio se constitua como mais um contributo para a melhoria significativa dos hábitos e das competências de leitura das crianças e dos jovens portugueses.
Eventuais dúvidas poderão ser enviadas para o seguinte endereço: lermais@planonacionaldeleitura.gov.pt


A calendarização das atividades é a seguinte: Divulgação do concurso e do regulamento nas páginas do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro 13 de dezembro de 2013
Inscrição  em formulário online disponível em (http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp) Até 21 de março de 2014
Confirmação dos dados da inscrição   28 de março de 2014  
Publicação da lista de escolas a concurso 28 de março 2014
Análise dos trabalhos pelo júri   maio de 2014  
Publicação da lista de premiados e dos prémios Até final do mês de maio de 2014
Cerimónia de entrega de prémios Em data e local a definir