domingo, 28 de abril de 2013

Concurso “No Dia da Mãe o coração é amarelo” - desafio da Tetra Pak.



O concurso, promovido pela Tetra Pak e pela Abae, tem como objetivo a construção de um coração original e amarelo com embalagens de cartão da Tetra Pak, tendo como mote o "Dia da Mãe".

“No Dia da Mãe o coração é amarelo”. É este o desafio que a Tetra Pak, em parceria com a Associação Bandeira Azul (ABAE), está a lançar aos estabelecimentos de ensino da rede Eco-Escolas. O objetivo é usar embalagens de cartão da Tetra Pak para recriar um coração alusivo ao Dia da Mãe. Já estão inscritas mais de 250 escolas, espalhadas por todo o país, abrangendo mais de 115 mil alunos.

O concurso visa reforçar a mensagem acerca da importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo, possibilitando que as mesmas possam ter um destino adequado depois de usadas, ou seja, sejam encaminhadas para reciclagem.

O concurso dirige-se a todos os graus de ensino, que serão distribuídos em dois escalões: jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo; e escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo.

sábado, 27 de abril de 2013

Festa Verde da Câmara Municipal de Almada


       Iniciativa desenvolvida no âmbito do Plano de Ação Cultural da Câmara Municipal de Almada, em que participam escolas, jardins-de-infância e instituições particulares de solidariedade social que, ao longo do ano letivo, dinamizam projetos de hortas e jardins pedagógicos. Constitui um momento de partilha que se tem vindo a consolidar nos últimos anos como espaço de apresentação dos trabalhos realizados por milhares de crianças, jovens e educadores, contribuindo para o desenvolvimento de projetos educativos no quadro das opções municipais. 

Formulário para Participação - Festa Verde - Disponível para Download (PDF)


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Exposição de trabalhos: 25 de abril de 1974


Para comemorar e relembrar as conquistas de abril e sensibilizar os nossos alunos está patente uma exposição no átrio da EB Miquelina Pombo com trabalhos realizados por alunos em colaboração com os encarregados de educação.





Projeto de Educação para a Saúde promove os cuidados a ter com o sol

       No dia 24 de abril, o Projeto de Educação para a Saúde, coordenado pela professora Vera Constantino, promoveu duas sessões de sensibilização dos cuidados a ter com o sol, para as turmas de 1º e 3º ano do Agrupamento Elias Garcia.



         A uriage esteve nas escolas Elias Garcia e Miquelina Pombo a explicar todos os cuidados que devemos ter com o sol. 




         


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto Media Smart - Literacia sobre a publicidade


Trata-se de “um programa sem fins lucrativos, de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, para ensiná-las a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.”
http://www.mediasmart.com.pt/media_smart.1.html

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Alunos da EB Elias Garcia presentes no XXV Interescolar de Xadrez!

        Integrado nas atividades do Programa de Desenvolvimento do Xadrez realizou-se no dia 9 do corrente, no Complexo Municipal de Almada, o XXV Interescolar de Xadrez com a participação de alunos do Agrupamento. O Agrupamento conseguiu um 4º, 6º e 10º lugares entre cerca de 50 alunos, congratulando-se pela excelente participação dos seus alunos.
 
 
 
       Com este este torneio comemoraram-se os 25 anos do "Programa de Desenvolvimento do Xadrez", que é da responsabilidade da Câmara Municipal.
       No entanto, a nossa escola também fez parte parte da organização.
 



 

       Estiveram presentes na totalidade cerca de 120 jovens, 1º, 2º, 3º e secundário.
A nossa escola participou no 2º ciclo onde estiveram 50 alunos.
       Obtivemos o 4º, 6º e 10º lugares.
 
                                           professor António Cardoso
                                           Clube de Xadrez


domingo, 14 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projecto generations @ school




  O projeto generations @ school, aberto a todas as escolas da Europa, convida os professores a organizarem uma atividade que reúna os alunos com idosos das suas comunidades com o objetivo de explorar as formas como o diálogo entre gerações pode contribuir para uma melhor educação e compreensão mútua. Este encontro pode consistir num debate sobre questões de interesse para ambas as gerações ou no lançamento de um projeto conjunto no qual os jovens e os idosos possam colaborar de forma mais regular.
Esta iniciativa surge no contexto do «Ano Europeu dos Cidadãos», uma boa oportunidade para professores, alunos e idosos organizarem, no dia 29 de abril ou perto dessa data, debates sobre a Europa, o seu passado, o seu presente, e o modo como os jovens e os idosos podem trabalhar em conjunto para construir a Europa do futuro.
Mais informações em http://www.generationsatschool.eu/pt 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

“No Dia da Mãe o coração é amarelo”



Tetra Pak e ABAE promovem concurso de criatividade nas escolas

“No Dia da Mãe o coração é amarelo”. É este o desafio que a Tetra Pak, em parceria com a Associação Bandeira Azul, está a lançar aos estabelecimentos de ensino da rede Eco-Escolas, para a criação de um coração alusivo ao Dia da Mãe a partir de embalagens de cartão para alimentos líquidos.
O passatempo visa reforçar a mensagem acerca da importância da deposição selectiva das embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo, para que as estas possam ter um destino adequado depois de usadas, ou seja, a reciclagem.
Saiba mais sobre a iniciativa – e como se inscrever – no Protege o que é Bom, o portal da Tetra Pak para o ambiente, segurança alimentar e educação ambiental.
O concurso dirige-se a todos os graus de ensino, que serão distribuídos em dois escalões: jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo; e escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo.
Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 25 de Abril, devendo transmitir as mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade.
Antes desta fase, as escolas participantes deverão fazer o seu registo em www.coracaoamarelo.abae.pt até ao dia 20 de Março de 2013.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Concurso Nacional de Poesia/Conto Contra o Racismo


Envio de participações até 17 de Maio 2013

PoesiaContRac




De forma a assinalar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial (instituído pelas Nações Unidas) e aliando esta data ao Dia Mundial da Poesia, o ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, através da CICDR - Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, decidiu instituir a realização de um Concurso de Poesia / Conto Contra o Racismo, com o objetivo de promover a poesia / conto enquanto veículos de combate ao racismo.
O concurso nacional tem por finalidade eleger poemas e/ou contos que promovam a interculturalidade e o combate ao racismo, com vista à edição em livro a ser publicado pelo ACIDI, I.P.
O envio das participações deverá ser efectuado, até 17 de Maio 2013, preferencialmente para o endereço electrónico: poesia@acidi.gov.pt ou para a morada: Rua dos Anjos, 66-4º, 1150-039 Lisboa.
A atribuição dos prémios, cujos valores variam entre 100,00 e 500,00 euros, terá lugar, no dia 24 de junho 2013.
Todas as informações em www.cicdr.pt
Cartaz de divulgação aqui´
Regulamento do Concurso aqui
Minuta de Declaração aqui
Dúvidas e envio de participações: poesia@acidi.gov.pt

4.º Concurso Nacional Kit do Mar






    Encontram-se abertas até 19 de abril as inscrições no 4.º Concurso Nacional Kit do Mar, organizado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) em parceria com a Portugal Telecom e a Agência Ciência Viva.     O concurso pretende premiar os melhores trabalhos sobre o tema "Mar", desenvolvidos por alunos de todos os estabelecimentos de educação e ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, ao longo do ano letivo 2012/2013. Cada instituição só pode concorrer com um trabalho por categoria. O concurso engloba cinco categorias:— Educação pré-escolar;— 1.º ciclo do ensino básico;— 2.º ciclo do ensino básico;— 3.º ciclo do ensino básico;— Ensino secundário.Na sequência da apresentação, perante o júri, dos cinco trabalhos finalistas de cada categoria, são selecionados os três primeiros classificados em cada categoria, a quem serão atribuídos prémios.A final do concurso, que inclui a entrega dos prémios, decorre no dia 17 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/notícias/241/Ver%20Notícia?dDocName=022009412&dID=32324