quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Concurso "Contador-Mor 2013"

       Decorre até 30 de abril o prazo para entrega dos trabalhos destinados ao Concurso "Contador-Mor 2013", lançado pelo Ateliê da Casa das Histórias Paula Rego (CHPR), em Cascais. A iniciativa encontra-se aberta a todos os interessados maiores de 12 anos, que queiram desenvolver uma proposta plástica.
 
       Com este concurso pretende-se desafiar os participantes a construir uma figura de convite  – o novo contador-mor  – para a receção, devendo a peça a concurso partir das exposições vigentes na CHPR.



cid:image003.jpg@01CE103F.4A75A0D0
 
Para inscrições/informações, contactar através do e-mail actividades.se@casadashistorias.com.
 
Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Casa das Histórias Paula Rego - Concurso Contador-Mor 2013.
 
 
 

Novo Horário Projeto Saberes e Sabores (Cozinha)

Projeto Saberes e Sabores (Cozinha)
À 5ª feira – 8:15 -13:15
 

 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Concurso de Ideias - INOVA 2012/2013 - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI

Divulgamos o Concurso de Ideias INOVA 2012/2013 - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, dirigido aos jovens a frequentar o 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, tendo como objetivo premiar e divulgar as ideias mais inovadoras.

O Concurso de Ideias INOVA 2012/2013 - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI atribuirá três prémios, um para o ensino básico – INOVA BÁSICO, um para o ensino secundário- INOVA SECUNDÁRIO e o terceiro para o melhor projeto nacional - INOVA 2013. Atribui, ainda, duas distinções – INOVA Escola e INOVA Município de acordo com os critérios definidos no MANUAL INOVA - Regulamento 2012/2013. A entrega dos prémios terá lugar no dia 31 de maio de 2013.
O concurso decorrerá a nível escolar, regional e nacional, conforme fases constantes no Regulamento e a inscrição dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas/ deve ser efetuado através do Formulário de inscrição INOVA até ao dia 7 de março e a produção das candidaturas com as propostas elaboradas pelos jovens devem ser submetidas utilizando, para o efeito, Formulário de candidatura INOVA até ao dia 31 de março de 2013.
A candidatura à distinção INOVA Escola deve ser efetuada utilizando o Formulário de Candidatura à distinção INOVA Escola até dia 31 de março de 2013. 

Os formulários deverão ser remetidos para o seguinte endereço eletrónico: inscricoes_inova@ipdj.pt .

Mais se informa que o MANUAL INOVA - Regulamento 2012/2013, bem como os formulários encontram-se disponíveis no sítio da Internet da Direção-Geral da Educação
 
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ebook gratuito: "Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!


Lançamento do livro “O Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!”

    Decorreu, no passado dia 21, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento oficial do livro “O Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!”. A sessão iniciou-se com a actuação da Orquestra Geração e contou com a intervenção dos Vereadores José Sá Fernandes e Manuel Brito, bem como da Administradora da Lisboa E-nova, Maria Santos. Na sessão foi também apresentada esta publicação em formato E-Book, por Rui Sobral da Biodroid, que fez uma demonstração da navegabilidade do mesmo através do seu Tablet.
    Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre as quais 40 alunos da Escola Padre Abel Varzim (Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado), os co-autores do livro, bem como alguns dos 9 colaboradores mais jovens que contribuíram com ideias e críticas importantes para o resultado final do livro.
    No final da sessão todos os presentes, adultos e crianças, tiveram a oportunidade de levar para casa um exemplar do livro, e ainda de experimentar e explorar o ambiente de visualização do E-Book através de alguns Tablets que foram disponibilizados.
         
    Este livro, de distribuição gratuita, é um indutor pedagógico de cariz ambiental, tendo como quadro de referência o contexto urbano, as temáticas ambientais, energéticas e os valores de uma cidadania activa… Pretende incentivar os mais jovens, a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida colectiva, elementos indissociáveis de uma educação para a sustentabilidade.
    A versão digital do livro será publicada em Apple ibooks Store, em compatibilidade para plataformas Android e PC, e estará disponível para descarregar da internet a partir dos sites da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova.
    Veja o vídeo da cerimónia de apresentação do Livro "O Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!":
    Livro "Ambiente nas nossas mãos: 20 ideias, muitos gestos!"
    Edição: CML e Lisboa E-Nova. Ilustração: Maria Freitas Sacramento/Designways. E-Book: Biodroid Entertainment.Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Simtejo, CTT, Amb3E, EMEL, ADENE.

    Já conhecem o projeto Missão Up?


     Missão Up

    Mais informação em http://www.missaoup.com/#home

    A Missão UP | Unidos pelo Planeta é um projeto escolar, de âmbito nacional, sobre eficiência energética, que aborda temas como fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética.


    quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

    Visita de estudo com os embaixadores do ambiente

         Visita de estudo com os embaixadores do ambiente, no dia 20 de fevereiro ao centro de ciência viva em Sintra e Centro de reciclagem de REEE's (Alcabideche)
     
     








     

    sábado, 9 de fevereiro de 2013

    SEMANA DOS AFETOS - Projeto de Educação para a saúde


    SEMANA DOS AFETOS

    e

    DIA MUNDIAL PELO BOM TRATO

    (contra a violência nos namoros)

    14 a 22 de fevereiro na Elias Garcia


        A) – Dias 14 e 15 Fev. (sobretudo!)

    • Elaboração de pequenas histórias amorosas felizes ou de vivências de má memória;

    • Elaboração de desenhos e mensagens que ajudem a amar melhor ou de recados e alertas a quem, em nome do amor, abusa/negligencia parceiros;

    • Jogos de expressão corporal e emocional 

        B) - Dia 15. Fev.

    ·          Teatro da Companhia Maria Paulos – “Deixem o Sexo em Paz” – mais de 12 anos

    ·          Exposição de trabalhos.

    ·          Baile internacional Contra a violência no Namoro e pelo Bom Trato.

    sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

    A Horta do Projeto Saberes e Sabores


         Aqui podemos ver crescer de perto os nossos lindos rabanetes, a nossa salsa, os deliciosos coentros e o manjericão.

     
     Uma vista geral da nossa hortinha pedagógica.
     

      O Renato e o Marcelo, depois de regarem a hortinha.
     

    E assim nasce uma hortinha!...