quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dia Mundial da Não violência




      
        Para assinalar este dia, destacamos algumas sugestões sobre o tema da violência escolar entre pares sob a forma de bullying e cyberbullying.
        Aqui fica uma extensa publicação sobre os recursos digitais disponíveis sobre estas temáticas.
        Todos estes documentos podem ser acedidos no site
http://biblioteca.iacrianca.pt/

sábado, 26 de janeiro de 2013

26 DE JANEIRO É O DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL






O principal objetivo da educação ambiental é criar consciência entre os povos e governos, sobre a necessidade de participação para preservar e proteger nosso meio ambiente e reverter os danos ao longo dos séculos que temos feito.

Temos de criar novos modelos de desenvolvimento sustentável para as pequenas ações que cada pessoa tem impacto global sobre o ambiente de uma forma positiva.

Educação Ambiental (EA) como algo formal, apareceu em 1972 com a Declaração de Estocolmo. Na América Latina, a cultura ambientalista surgir até a década de oitenta, é para eles que é muito importante para alcançá-los, informando-nos de todos os danos para o nosso planeta e como podemos impedi-los de inverter as alterações climáticas e outros fenômenos que estão matando a nossos ecossistemas.

A intenção agora é ensinar a partir da natureza, usando-o como um recurso educacional, devem ser educados para melhorar e valorizar o meio ambiente, devem estar presentes e aprender o comportamento correto para o meio ambiente, não apenas conhecimento. Esta é a concepção da natureza como fonte inesgotável de recursos para o nosso serviço, mas como um ecossistema frágil tem seus próprios requisitos que devem ser respeitados em nosso próprio interesse e sobrevivência.

Esperança na educação


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CONCURSO "7 DIAS, 7 DICAS SOBRE OS MEDIA

sete dias com os media
 
Integrado na Operação 7 Dias com os Media, projeto nacional destinado à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), lançam o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.

A iniciativa, dirigida alunos do ensino básico e secundário, pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.

A participação é feita através da produção de Dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz.

Os autores dos trabalhos vencedores de cada categoria (alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico; alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário) serão distinguidos individualmente com um tablet.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Projeto Sobe - sessões com o 1º C, 2º A e 2º C


PESS
 
    As turmas 1º C, 2º A e 2º C participaram em três sessões de leitura do livro O menino que detestava escova de dentes nas BE Elias Garcia e BE Miquelina Pombo.
     Nestas sessões, em colaboração com o PESS, abordámos a temática da higiene oral e os cuidados diários a ter para termos uns dentinhos saudáveis, não esquecendo de focar a importância da ida ao dentista.
 
 

 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Internet Segura: Ação de Sensibilização para pais e educadores, dinamizada pelo Centro Internet Segura

Dia: 16 de fevereiro de 2013 Horário: das 15h00 às 16h00
Local: Fórum Romeu Correia: Auditório Municipal Fernando Lopes Graça
Internet Segura: Ação de Sensibilização para pais e educadores, dinamizada pelo Centro Internet Segura

 
 
O Centro Internet Segura, em colaboração como a Biblioteca Municipal de Almada e em articulação com o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté realiza ,no auditório Fernando Lopes Graça, uma sessão de sensibilização, que tem como objetivos:
· Apresentar o Centro Internet Segura e das ferramentas que disponibiliza aos cidadãos para se manterem seguros online;
· Ilustrar os riscos que podem existir online e as ferramentas que podem ser utilizadas para neutralizá-los com conselhos práticos, adequados a várias utilizações;
· Sugerir dicas para que os pais e educadores possam ajudar os seus filhos a utilizar de forma mais segura e responsável as tecnologias de Informação;
· Debater/refletir sobre a melhor forma de usar a Internet, de forma segura e tirando dela o respetivo benefício.
O Centro Internet Segura tem como objetivos estratégicos: o combate a conteúdos ilegais, a minimização dos efeitos de conteúdos ilegais e lesivos para os cidadãos, a promoção de uma utilização segura da Internet, a consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet. Entre outras ações, o Centro realiza por todo o país ações de sensibilização e informação sobre navegação Segura na Internet para todos os públicos com que trabalha, pais e educadores, professores, crianças e jovens, e também seniores.
 
Informe-se para poder acompanhar e apoiar os seus filhos e alunos no uso seguro da internet. Participe nesta iniciativa!
Informação adicional sobre o Centro Internet Segura:
Por favor, faça a sua inscrição prévia, acedendo ao link:
           ou inscreva-se pelo telefone 212724920 / 212724937 (Margarida Raimundo)
Atividade divulgada com a colaboração da rede concelhia de Bibliotecas Escolares de Almada e da União Concelhia da Associação de Pais de Almada.

 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Projeto CONECTANDO MUNDOS

CONECTANDO MUNDOS  O período de inscrições termina a 11 de Janeiro!

O Conectando Mundos é uma proposta educativa que combina as atividades dentro da sala de aula com o trabalho online colaborativo, na qual participam mais de 16.000 alunos e alunas de diferentes países.

Ainda está a tempo de inscrever a(s) sua(s) turmas, o período de inscrições para a nova edição termina no dia 11 de Janeiro de 2013. A inscrição deve ser formalizada diretamente no site
www.conectandomundos.org

Nesta nova edição, Receitas para um mundo mais justo, vamos refletir sobre o consumo alimentar através das nossas propostas didáticas, esperando contribuir para formar consumidores mais críticos e mais responsáveis.

As atividades que propomos permitirão aos alunos e alunas desenvolver um trabalho cooperativo entre turmas de diferentes países. Poderão aprofundar o tema e partilhar experiências e opiniões com alunos e alunas de outras escolas.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Calendário IAC 2013- Solicite já o seu!!!

 


Para solicitar o seu Calendário IAC 2013 basta enviar um email para iac-cedi@iacrianca.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , indicando a quantidade de calendários que pretende e os respetivos dados ( nome, endereço, NIF).

 
Com este gesto está a fazer um donativo no valor de cinco euros para o Instituto de Apoio à Criança, ajudando a instituição a prosseguir na sua missão de promoção e defesa dos Direitos das Crianças.

 
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013 - Ano Europeu dos Cidadãos

Bom ano para todos!

Com a entrada em 2013, tem oficialmente início o Ano Europeu dos Cidadãos, durante o qual se procurará sensibilizar os europeus de todas as idades sobre os seus direitos enquanto cidadãos da UE, assim como sobre as vantagens, benefícios e desafios associados à cidadania europeia.

Ao longo do ano, o CIEJD vai dedicar muita da sua atenção ao Ano Europeu 2013, divulgando iniciativas e informação relevante relacionadas com esta matéria.

Saiba mais em http://europa.eu/citizens-2013/en