sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto Conhecer a Cidade

CONHECER mais, CONHECER melhor.

CONHECER as questões da arquitectura, dos espaços públicos e da cidadania.
CONHECER as nossas responsabilidades, CONHECER os nossos deveres e os nossos direitos na organização e gestão das cidades e espaços públicos. (...)
Mais informações em: http://www.conhecer.org.pt/

"Conhecer a Cidade" é um projeto de parceria com a Ordem dos Arquitetos, com a finalidade de promover a educação pela arquitetura, património, urbanismo e cidadania, junto do público infantil e juvenil.

Para o desenvolvimento do projeto são ainda disponibilizados diversos recursos e materiais.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/723.html

Público-alvo 1º, 2º e 3º ciclos.
 



 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aprender com a biblioteca escolar

Aprender com a biblioteca escolar 

 

              

    As bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso privilegiado das escolas para responder a estes desafios.
   Foi esta convicção do papel que as bibliotecas podem desempenhar no desenvolvimento da literacia da leitura, dos média e da informação e no uso crítico e criativo das tecnologias, que motivaram a elaboração, pela Rede de Bibliotecas Escolares, de um referencial de aprendizagens associado ao trabalho das bibliotecas escolares.
   O documento, intitulado Aprender com a biblioteca escolar, surge na senda dos movimentos de carácter geral referidos e da publicação, em Portugal, das Metas curriculares, para as quais pretende contribuir, através de um conjunto de indicadores, atividades e estratégias de aprendizagem de carácter transversal, essenciais à afirmação de uma cultura de ensino e aprendizagem que vá ao encontro das necessidades dos alunos do século XXI.
 

Projeto Elias Sol - campanha de recolha

       O Projeto Elias Sol - projeto solidário, criado pelo AE Elias Garcia com o objetivo de ajudar as famílias carenciadas, - pede que se crie uma onda de solidariedade no agrupamento, para que cada um traga, para a escola, um produto alimentar, roupas usadas, material escolar, de modo a que se possa ajudar as famílias mais carenciadas da nossa comunidade, na quadra natalícia que se aproxima.

O psicólogo Miguel Silva




 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sabias que ganhaste o prestigiado Prémio Nobel da Paz?


Este ano o prémio foi atribuído à União Europeia e aos seus 500 milhões de habitantes, por terem transformado a Europa, anteriormente um continente de guerras, num continente de paz. O prémio será entregue em Oslo, capital da Noruega, no dia 10 de dezembro de 2012.

4 jovens europeus – estarás tu entre eles? – vão acompanhar os líderes da UE na cerimónia de entrega do prémio.

Queres tentar a tua sorte?

Tens entre 8 e 24 anos de idade? És cidadão de um dos países membros da UE, de um país aderente ou de um país candidato à adesão à UE?

Diz­‑nos então: Que significa para ti a paz na Europa?
Pega no teu lápis ou caneta – ou no teu computador – e envia­‑nos, até 25 de novembro de 2012, um desenho (se tens entre 8 e 12 anos de idade) ou um pequeno texto com um máximo de 120 carateres (se tens entre 13 e 24 anos de idade).
O Fórum Europeu da Juventude, parceiro da UE no concurso, efetuará a pré-seleção das 16 melhores candidaturas de cada grupo etário (8-12, 13-17 e 18-24 anos) e um júri escolherá três vencedores (um por grupo etário).

As 16 candidaturas pré-selecionadas da categoria 18-24 anos serão também publicadas no Facebook para votação do público. O candidato mais votado será convidado para a cerimónia em Oslo. O vencedor será além disso convidado a assistir a um evento especialmente consagrado ao Prémio Nobel que decorrerá em Estrasburgo no dia 12 de dezembro, e a que assistirão também os 2° a 10° classificados.


Podes ter sorte e ser um dos quatro jovens europeus a ganhar uma viagem a Oslo e a ter a experiência inesquecível de assistir às celebrações do Prémio Nobel da Paz!

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atividades do PESS

 
 
      A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal dinamizou na escola uma sessão a assinalar o Dia Mundial da Diabetes e em atenção aos nossos alunos insulino-dependentes.
     Através de um pequeno teatro, aprendemos o que é a doença e como socorrer numa hipoglicémia.


 
     Realizou-se, ainda,  a sessão em que a direção da escola deu posse aos Embaixadores da Saúde do Agrupamento com a presença de Encarregados de Educação e a equipa da Unidade de Saúde Escolar.
 
Coordenação do PESS - professora Vera Constantino
 

Vamos dar início ao Projeto SOBE

As Bibliotecas Elias Garcia vão iniciar o projeto SOBE com as turmas

1º C, professora Cátia Faria - EB Elias Garcia
1º D, professora Fátima Nave - EB Miquelina Pombo
 
 

sábado, 10 de novembro de 2012

Mensagem de Irina Bokova,UNESCO, no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvi​mento

     Mensagem da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova por ocasião do Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento, 10 de novembro de 2012

    O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é uma oportunidade de reafirmar o potencial das ciências na construção de um mundo melhor. Por meio da inteligência humana, da pesquisa científica e da inovação encontraremos amanhã as respostas aos desafios que hoje nos parecem intransponíveis. A ciência é nossa melhor ferramenta no apoio ao desenvolvimento inclusivo e igualitária, e na construção de uma sustentabilidade global nestes tempos incertos, em que nos deparamos com os limites biofísicos do planeta.

    Para obter bons resultados, devemos, em maior contingente, treinar hoje os pesquisadores de amanhã. Também precisamos colocar a ciência a serviço de todos, observando os direitos fundamentais do indivíduo. Acima de tudo, devemos inaugurar um novo capítulo na integração científica. Inovação e transformação social dependem de nossa capacidade de combinar disciplinas e criar sinergias entre todas as ciências: naturais, humanas e sociais, incluindo sabedoria local e indígena.