Mensagem de Irina Bokova,UNESCO, no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvi​mento

     Mensagem da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova por ocasião do Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento, 10 de novembro de 2012

    O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é uma oportunidade de reafirmar o potencial das ciências na construção de um mundo melhor. Por meio da inteligência humana, da pesquisa científica e da inovação encontraremos amanhã as respostas aos desafios que hoje nos parecem intransponíveis. A ciência é nossa melhor ferramenta no apoio ao desenvolvimento inclusivo e igualitária, e na construção de uma sustentabilidade global nestes tempos incertos, em que nos deparamos com os limites biofísicos do planeta.

    Para obter bons resultados, devemos, em maior contingente, treinar hoje os pesquisadores de amanhã. Também precisamos colocar a ciência a serviço de todos, observando os direitos fundamentais do indivíduo. Acima de tudo, devemos inaugurar um novo capítulo na integração científica. Inovação e transformação social dependem de nossa capacidade de combinar disciplinas e criar sinergias entre todas as ciências: naturais, humanas e sociais, incluindo sabedoria local e indígena.


Comentários

Mensagens populares