sábado, 29 de janeiro de 2011

Projecto Escola Electrão.

O Agrupamento Elias Garcia aderiu novamente ao Projecto Escola Electrão.



O projecto “Escola Electrão” tem como objectivo primordial sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Para isso, integra uma componente didáctica e informativa, complementada com uma vertente mais dinâmica e interventiva, onde se pretende criar hábitos de encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de REEE.


Vamos passar à acção e trazer esses electrodomésticos e computadores velhos para a escola!


O período de recolha é até ao dia 4 de Abril de 2011.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Programa Green Cork no Agrupamento Elias Garcia


Na EB Miquelina Pombo o mini rolhinhas encontra-se na Biblioteca.



Na EB Sobreda o mini rolhinhas encontra-se no átrio.


PROPOSTAS DE ACÇÕES GREENCORK:

O Programa Green Cork na Escola surge como um projecto que permite a participação das crianças e dos jovens no zelar pelo espaço que também é seu, contribuindo activamente para a sua conservação.

1.Arborizar um espaço
2.Implementar um plano de redução de água e energia
3.Implementar um centro de trocas na escola
4.Um jardim de aromáticas
5.Compostagem doméstica

O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado desde 2008 e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.


Este programa destina-se a ser desenvolvido pela da população escolar, mediante o acompanhamento de um ou vários professores responsáveis.


Propõe-se a continuação da recolha de rolhas de cortiça usadas, apostando, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, do bairro, das Juntas de Freguesia, dos Municípios, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.


Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça propõe-se:


•Uma actividade de exploração;


•Uma acção local de cuidar das partes comuns.



Objectivos

 
•Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;


•Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;


•Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;


•Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;


•Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;


•Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.


COMO ADERIR?



As escolas interessadas em participar no programa Green Cork na Escola II deverão proceder à sua inscrição até 26 de Novembro, através do preenchimento da ficha de inscrição, que se encontra na página do projecto http://www.greencork.org/

As inscrições deverão ser enviadas para greencork@quercusancn.pt


Para além dos dados relativos à escola inscrita, e dos participantes, cada inscrição deverá conter um breve resumo das actividades que a escola pretende desenvolver (ver sugestões de actividades).

PRAZOS ESTIPULADOS:

Fase 1: de 1 de Setembro a 26 de Novembro de 2010

•Inscrição e apresentação de projecto.


Fase 2: De 29 de Novembro de 2010 a 3 de Junho de 2011



•Desenvolvimento do projecto no terreno.


Fase 3: de 6 de Junho a 1 de Julho de 2011



•Apresentação de relatório final, no caso dos projectos a dois anos será nesta data apresentado o relatório intermédio.


As acções desenvolvidas deverão ser comunicadas para: greencork@quercusancn.pt

Todas as inscrições e relatórios de actividades recebidas pelo projecto Green Cork serão enviados à respectiva Direcção Regional de Educação, para conhecimento.



O que fazer às rolhas recolhidas?

As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes devem ser colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha devem criar, com recurso a materiais usados que, com imaginação, será fácil decorar, tornando-o original e apelativo.



A entrega das rolhas recolhidas é da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha. Para o efeito deverão dirigir-se a um dos seguintes locais de recolha: hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita, núcleos regionais da Quercus e alguns Agrupamentos de Escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escutas).


DIVULGAÇÃO

A informação fornecida pelas Escolas participantes sobre a Campanha Green Cork na Escola será divulgada pela Quercus no site do Projecto Green Cork http://www.greencork.org/

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Concurso para o logotipo do projecto Comenius Tell Me More

Decorreu na nossa escola o concurso para o melhor logotipo do projecto Comenius. Todos os alunos participaram na votação e escolheram o logotipo da Dinamarca!




 LOGOTIPO VENCEDOR


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Concursos a decorrer

Inscrições


Estão abertas até ao mês de Outubro as inscrições para os Programas de Educação Ambiental promovidos pela secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (Fee).


Programa Eco-Escolas
Enviar inscrições até 30 de Outubro.


Para se inscrever envie-nos:
- a ficha de inscrição,
juntamente com
- a declaração do seu município.


Para mais informações consulte a síntese do Projecto.




Programa Jovens Repórteres para o Ambiente
Para se inscrever envie-nos a(s) fichas) de inscrição(s):
- para o nível nacional (em português),
- para o nível internacional (cooperação em inglês).


Para mais informações consulte a síntese do Projecto.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Já temos um clube de xadrez!

Clube de Xadrez na Elias Garcia
Prof. António CardosoComo é do conhecimento geral, o jogo de Xadrez é susceptível de promover uma eventual melhoria nos alunos ao nível da concentração, da memória, da capacidade de leitura, da capacidade de pensar logicamente, do aumento da criatividade, da coordenação, da auto-estima, da integração social e do aumento da capacidade de cálculo matemático.

6ª feira
das 11h00 às 12:30

sala 113