Programa Green Cork no Agrupamento Elias Garcia
Projecto ana e patrícia
View more presentations from Alexandra Lopes.
Na EB Miquelina Pombo o mini rolhinhas encontra-se na Biblioteca.
Na EB Sobreda o mini rolhinhas encontra-se no átrio.
PROPOSTAS DE ACÇÕES GREENCORK:
O Programa Green Cork na Escola surge como um projecto que permite a participação das crianças e dos jovens no zelar pelo espaço que também é seu, contribuindo activamente para a sua conservação.
1.Arborizar um espaço
2.Implementar um plano de redução de água e energia
3.Implementar um centro de trocas na escola
4.Um jardim de aromáticas
5.Compostagem doméstica
O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado desde 2008 e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.
Este programa destina-se a ser desenvolvido pela da população escolar, mediante o acompanhamento de um ou vários professores responsáveis.
Propõe-se a continuação da recolha de rolhas de cortiça usadas, apostando, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, do bairro, das Juntas de Freguesia, dos Municípios, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.
Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça propõe-se:
•Uma actividade de exploração;
•Uma acção local de cuidar das partes comuns.
Objectivos
•Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;
•Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;
•Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;
•Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;
•Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;
•Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.
COMO ADERIR?
As escolas interessadas em participar no programa Green Cork na Escola II deverão proceder à sua inscrição até 26 de Novembro, através do preenchimento da ficha de inscrição, que se encontra na página do projecto http://www.greencork.org/
As inscrições deverão ser enviadas para greencork@quercusancn.pt
Para além dos dados relativos à escola inscrita, e dos participantes, cada inscrição deverá conter um breve resumo das actividades que a escola pretende desenvolver (ver sugestões de actividades).
PRAZOS ESTIPULADOS:
Fase 1: de 1 de Setembro a 26 de Novembro de 2010
•Inscrição e apresentação de projecto.
Fase 2: De 29 de Novembro de 2010 a 3 de Junho de 2011
•Desenvolvimento do projecto no terreno.
Fase 3: de 6 de Junho a 1 de Julho de 2011
•Apresentação de relatório final, no caso dos projectos a dois anos será nesta data apresentado o relatório intermédio.
As acções desenvolvidas deverão ser comunicadas para: greencork@quercusancn.pt
Todas as inscrições e relatórios de actividades recebidas pelo projecto Green Cork serão enviados à respectiva Direcção Regional de Educação, para conhecimento.
O que fazer às rolhas recolhidas?
As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes devem ser colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha devem criar, com recurso a materiais usados que, com imaginação, será fácil decorar, tornando-o original e apelativo.
A entrega das rolhas recolhidas é da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha. Para o efeito deverão dirigir-se a um dos seguintes locais de recolha: hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita, núcleos regionais da Quercus e alguns Agrupamentos de Escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escutas).
DIVULGAÇÃO
A informação fornecida pelas Escolas participantes sobre a Campanha Green Cork na Escola será divulgada pela Quercus no site do Projecto Green Cork http://www.greencork.org/
Comentários
Enviar um comentário