domingo, 19 de dezembro de 2010

Projecto Viajar na História

Olá a todos!
Desta vez ,  o  Projecto Saberes e Sabores   viajou na História… até ao séc XVIII!
Pois é… criámos uma banca com tecidos  vermelhos  e dourados,  para fazer lembrar a vida palaciana daqueles tempos. Na nossa banca, pusemos objectos, imagens,  música e doces daquela época.  Para os mais curiosos (e gulosos) também tivemos um livrinho com receitas  de  doces conventuais – da autoria do Projecto Saber+.
Fizemos a história do lindíssimo Solar ds Zagalos, mesmo aqui ao  lado da nossa escola e das origens da Sobreda.
E,  para vos relembrar que o nome Sobreda  vem da palavra  Sobreiro, que nos dá a cortiça, também  realizámos  um trabalho decorativo,  com rolhas de cortiça.
Fomos muito elogiados pelos colegas e professores que visitaram e apreciaram a nossa banca e… os docinhos ficaram famosos, porque quem os provou anda a pedir para fazermos mais…
O projecto Aprender + participou com um livro de receitas conventuais do século XVIII organizado pelos alunos da EB Sobreda e que podem consultar aqui:



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Recolha de Pilhas e Baterias usadas ajuda IPO de Lisboa


PARTICIPA, TRAZ AS TUAS PILHAS USADAS E COLOCA-AS NO PILHÃO DA ESCOLA.

Tendo como lema "Renove esta Energia e ajude o IPO", encontra-se em curso até dia 31 de Dezembro a primeira campanha nacional de recolha de pilhas e baterias usadas. Os resultados desta iniciativa revertem a favor do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
De acordo com o comunicado divulgado no Portal da Saúde, a Ecopilhas, em colaboração com o Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), “lançou o primeiro peditório nacional de recolha de pilhas e baterias usadas com o lema ‘Renove esta Energia e ajude o IPO’".
A iniciativa irá decorrer até ao próximo dia 31 de Dezembro e o resultado da recolha reverte a favor do IPO de Lisboa, tendo como objectivo concreto a “aquisição de um Ecógrafo – UBM, para o Serviço de Oftalmologia. Este aparelho, dirigido a doentes com neoplastia do segmento ocular anterior, permitirá que os mesmos passem a ser diagnosticados e tratados no Instituto”.
Contribuir é muito simples, bastando para tal colocar as pilhas e baterias nos Pilhões ou efectuar a entrega aos voluntários que visitam as residências e empresas ou estão presentes em espaços comerciais.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Num tempo cinzento, um abraço azul

No Sábado, 11 de Dezembro, às 16h00, a população de Almada, o Clube de Amigos do TMA, e muitos artistas e intelectuais que admiram a actividade desenvolvida pelo Teatro Municipal de Almada vão manifestar publicamente o seu repúdio pelo corte no financiamento por parte do Ministério da Cultura, que vai afectar este verdadeiro Centro Cultural que se tornou não só num emblema de Almada, mas também num ponto de referência nacional e internacional.
Os manifestantes – que deverão trazer uma qualquer peça de vestuário de cor azul – vão, nestes tempos cinzentos, dar um Abraço Azul ao Teatro Azul.
O director do TMA, Encenador Joaquim Benite, e outros oradores farão intervenções públicas sobre a situação que se vive.
Os actores interpretarão canções da peça “A Mãe”, de Brecht, um dos grandes êxitos recentes da Companhia Teatro de Almada.
Fernando Tordo solidariza-se com a Manifestação, fechando a sessão com um concerto especialmente preparado.
De todo o País e de vários pontos do Globo estão a receber-se mensagens de protesto, de apoio e de estímulo.
Apelamos a que todos apelem à mobilização para este acto de protesto e de defesa. Com a força do vosso apoio estamos certos de que o TMA e a cidade de Almada sairão fortalecidos desta crise.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Laboratório Itinerante de Matemática


As Professoras Carla Varela do 3º ciclo e Fátima Andrade do 2º ciclo, são responsáveis pelo funcionamento do Laboratório Itinerante no Agrupamento de Escolas Elias Garcia. Neste espaço serão pubicadas as actividades realizadas com as turmas do 1º ciclo: 3º e 4ºs anos. Esta página destina-se aos alunos e tem como objectivo divulgar de uma forma lúdica as potencialidades da Matemática, desenvolver a criatividade e motivar os alunos.

http://matlabvirtual.webnode.pt/

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Projecto de Educação para a Saúde

O Clube Gráfico organizou uma exposição no átrio da escola, a partir do dia trinta de Novembro, com os trabalhos dos Logótipos para o PES. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das docentes Clarinda Almeida e Catarina Bandurra nas turmas A e B do sétimo ano de escolaridade, em todas as turmas do oitavo ano e nas turmas A, B e E do nono ano.



Actividades do PES:
Reuniões dos “Embaixadores da Saúde” com a Delegada de Saúde
14 de Janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre a epilepsia para turmas B do sétimo ano e A do sexto ano, para os Funcionários e todos os docentes que estiverem interessados.
Consulta mais actividades no site do PES
 http://eliasgarciagass.webnode.pt/
(Gabinete de Atendimento para a Saúde-Sexualidade) na Elias Garcia - o site de Saúde e Sexualidade da EB Elias Garcia.