terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Comemoração da República



Consulta o blogue sobre a Primeira República que os alunos do projecto Aprender + começaram a organizar: http://www.notempodeeliasgarcia.blogspot.com/


Aqui estão alguns sites com interesse sobre este assunto:


I República (sítio web)

http://www.primeirarepublica.org/portal

200 Anos do Romance de Aventuras em Portugal

http://purl.pt/301/1/ap-pt-2-1860.html

Presidência da República Portuguesa (sítio web)

http://www.presidencia.pt/

Museu da Presidência da República (sítio web)

Materiais para a História Eleitoral e Parlamentar Portuguesa, 1820/1926

http://purl.pt/5854/1/

Hemeroteca Digital (sítio web)

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

Biblioteca Museu República e Resistência (sítio web)

http://republicaresistencia.cm-lisboa.pt/

Arquivo Municipal de Lisboa

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/

Arquivo Histórico do Ministério da Educação

http://www.eduarquivo.sg.min-edu.pt/

Arquivo de Cultura Contemporânea Portuguesa

http://acpc.bn.pt/index.html

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aula de Educação Sexual!



No dia 3 de Fevereiro de 2010, a turma do 8ºA foi assistir a uma aula de Educação Sexual dada por 1 enfermeira do centro de saúde da Sobreda e 2 alunas de enfermagem.



Uns dias antes em Área de Projecto escrevemos perguntas anónimas e colocámos numa caixa, que foi entregue a estas estagiárias. O assunto foi falado na aula de educação sexual e as respostas dessas perguntas foram esclarecidas. A explicação foi apresentada por slides com imagens e muita informação!



Falámos sobre como prevenir doenças e a gravidez e das doenças causadas por não usar protecção, aprofundámos as várias doenças que existem como a: VHI/SIDA, HERPES GENITAL, HEPATITE B, HPV, SÍFILIS, GONORREIA E CLAMÍDIA, E TRICOMONAS.



Falámos também dos vários tipos de sexualidade como: sexo anal, vaginal e oral e as protecções para cada tipo.



Abordámos os vários métodos contraceptivos como o preservativo, a pílula, o implante e o anel vaginal.



Falámos dos sinais de alerta e o que fazer em caso de algum sintoma.



No geral, gostei desta aula. Na minha opinião, acho que estas aulas são bastante importantes para colocarmos as nossas dúvidas, para protegermo-nos e sermos cidadãos responsáveis!


Diana Lopes - Nº10

Daniela Sousa - Nº7

8.A – Área de Projecto/ Formação Cívica

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Imagens do corta-mato

Esta prova está a ter um impacto cada vez maior na nossa comunidade educativa, sendo prova disso, a adesão maciça dos nossos alunos, assim como a inclusão de outros níveis de ensino, como é o caso do 1º Ciclo.

Parabéns a todos os alunos que participaram no corta mato.

Para eles estes momentos são para mais tarde recordar…



















Concurso Uma Aventura... Literária 2010


Os alunos do Projecto Aprender +




Rodrigo Freire e pedro Luís do 5º A,


Mónica Mendes do 6ºB


Rui Lé e João Pessoa do 7º E

participaram no Concurso Uma Aventura... Literária 2010, na modalidade Texto Original (trabalho individual).
Todos os alunos do projecto, foram convidados a participar neste concurso, cujo objectivo principal é promover o gosto pela leitura e a criatividade literária.
O concurso é promovido pela Editorial Caminho, e tem várias modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho e Olimpíadas de História.
Parabéns a todos os que participaram!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Conteúdos Jornalísticos de Interesse Educativo Disponíveis no Portal das Escolas



Os professores registados no Portal das Escolas podem contar com um arquivo de incalculável valor histórico e pedagógico, continuamente actualizado e enriquecido, que vai disponibilizar cerca de um milhão e duzentas mil páginas de títulos históricos e actuais da imprensa escrita portuguesa.O arquivo inclui o acesso às publicações históricas A Capital, O Jornal, História, Se7e e Jornal da Educação, assim como aos títulos actuais Expresso, Visão e Jornal de Letras.

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Impresa sublinhou que, para além do “acervo de qualidade acessível através de funcionalidades de pesquisa adaptadas ao universo dos utilizadores, vão estar disponíveis dossiês temáticos” para utilização em contexto pedagógico.Os primeiros dossiês temáticos disponibilizados agregam e organizam informação alinhada com o currículo e com o contexto nacional e são referentes a temáticas como a I República, o 25 de Abril ou o Muro de Berlim, bem como a personalidades e a acontecimentos da história e da cultura portuguesas.


9 de Fevereiro, Dia Europeu da Internet Segura




Para celebrar o Dia Europeu da Internet Segura, dia 9 de Fevereiro, o SeguraNet propõe que os professores desenvolvam com os seus alunos actividades em sala de aula ou no Centro de Recursos. As actividades poderão decorrer durante toda a semana de 8 a 12 de Fevereiro, com especial incidência no dia 9.


Pretende-se, desta forma, abranger o maior número de alunos e professores, fazendo com que neste(s) dia(s) as questões da segurança sejam debatidas pela comunidade escolar.


As Actividades, serão suportadas por um Guião de Exploração Passo a Passo e têm como ponto de partida a análise e reflexão de seis ALERTAS. Estes ALERTAS colocarão os alunos perante situações que ocorrem, com alguma frequência, quando usam o computador e a Internet. Os alunos deverão, depois de reflectirem, responder à questão: O que farias?


Pretende-se desta forma promover a navegação crítica e segura na Internet.


Os ALERTAS e os respectivos Guiões de Exploração, serão disponibilizados no portal http://www.seguranet.pt/, a partir do dia 3 de Fevereiro.