Clubes e projectos 2º/3º ciclospara o ano lectivo 2010-2011












Clube das Artes

Dinamizado pelas professoras: Ângela Condesso /Cristina Dias/Paula Quintano


Pretende:
Promover a criação artística; Promover o sentido crítico; Participar em encontros, exposições ou concursos; Celebrar dias festivos; Decorar espaços na escola; Promover a interdisciplinaridade com outros Clubes ou Departamentos; Promover a participação de projectos do agrupamento.


Clube TecnoArte
Dinamizado pelas professoras: Lurdes Neves
Motivar os alunos para as novas tecnologias, de uma forma lúdica, sensibilizando-os para a arte e simultaneamente para a sustentabilidade energética.
Este projecto visa criar um espaço onde os alunos possam desenvolver arte, ciência e tecnologia, através da concepção de objectos inovadores e atractivos que despertem a curiosidade e vontade de saber mais… sendo um projecto potenciador de uma envolvência alunos-escola-comunidade.


Clube da Rádio
Dinamizado pelos professores:
Isabel Neves
José Dias
Lurdes Arroteia

Pretende ajudar a concretizar a articulação entre os objectivos do Projecto Educativo e as áreas de intervenção, ocupando tempos livres dos alunos, incentivando a investigação e divulgação de actividades do Agrupamento. Proporcionar aos alunos um meio que permita o acesso à auto-informação, autoformação, reflexão crítica e criação cultural e artística


Clube de Jornalismo
Dinamizado pelas professoras:
Cristina Perú
Cristina Gomes

Pretende a publicação periódica de informação com recurso a suportes convencionais e digitais;
Desenvolver nos alunos competências necessárias para o exercício da cidadania, tais como a participação democrática e a intervenção social na escola, na comunidade e no meio envolvente;
Criar um meio de comunicação facilitador da relação escola/meio.


Clube Gráfico
Dinamizado pela professora:Clarinda Almeida
Horário: 2ª feira das 8:15 às 09:45
Com este Clube pretende-se criar um espaço onde toda a comunidade educativa, desde funcionários, professores ou alunos se dirijam para solicitar qualquer tipo de trabalho na área do Design Gráfico. Contribuir para projectar a imagem da escola e a melhoria dessa mesma imagem é o principal objectivo tendo como ponto de partida a convicção de que a dinamização de clubes favorece a aproximação dos alunos à Escola e da Escola à comunidade em que se inserem, bem como o desenvolvimento de atitudes de responsabilização pessoal.


Clube de Ciência

Dinamizado pelas professoras:Teresa Basílio e Cristina Nascimento
Horário: 4ª feira das 13:30 às 15:00
No Clube de Ciência é proposta a realização de actividades diversificadas, com ênfase na vertente lúdica e prática/experimental, que se enquadram no vasto campo das Ciências Físico-Químicas e Naturais. Pretende ser um espaço de promoção da cidadania numa perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. As questões ambientais estão envolvidas na concretização de algumas das iniciativas, como o Projecto Euro net 50/50 e Programa Eco – Escolas.


Clube Ciência a Brincar
Dinamizado pelas professoras:
Ema Silva
Ana Bernardino
Paula Gonçalves

Com o Projecto “Ciência a brincar” pretende-se implementar actividades extracurriculares, na componente científico-experimental, de forma a despertar e cultivar nos alunos o interesse pela Ciência. Este projecto destina-se exclusivamente a alunos do 2ºCiclo.


Laboratório da Matemática
Dinamizado pelas professoras:Fátima Andrade

Com este projecto pretende-se que os alunos aprendam e gostem cada vez mais de matemática e que a escola seja um local atraente e de aprendizagem. O laboratório proporcionará a diversificação dos processos de ensino-aprendizagem e privilegiará uma pedagogia activa na disciplina de matemática, através de actividades itinerantes pelas turmas do 1º ciclo do Agrupamento.


Oficina de Expressão Dramática
Dinamizado pela professora:Manuela Domingos

Através da continuação das actividades da Oficina, pretende-se desenvolver de forma integrada, competências na área da expressão dramática/ técnicas teatrais e simultaneamente desenvolver nos alunos o gosto pela expressão artística mais geral de forma a integrar expressões como a dança, a música e a poesia. Os trabalhos desenvolvidos na Oficina serão apresentados à Comunidade, nomeadamente através da participação no Festival Interescolas de Teatro.

Projecto Aprender +
Dinamizado pela professora:Alexandra Lopes
Horário:
4ª feira - 9:00-11:00 (Biblioteca EB Miquelina Pombo)
- 13:30 - 15:00 (Biblioteca EB Elias Garcia)
Com o Projecto Aprender + pretende-se:
Promover as competências de leitura e escrita através da utilização das TIC.
Desenvolver actividades no âmbito de Concursos e Projectos do Plano Nacional de Leitura.


Projecto de Educação para a Saúde
Dinamizado pelas professoras:Paula Ana Arenga e Marília Calado
Pretende dinamizar actividades que promovam a saúde individual/colectiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade.
Vai funcionar como um projecto transversal, multidisciplinar e dinamizado em articulação com a Comunidade do Agrupamento, abrangendo o Pré-Escolar 1º,2º e 3º ciclos.

Projecto Sempre em Forma

Dinamizado pelo professor:Carlos Nobre

Pretende-se dar continuidade à dinâmica de funcionamento do Projecto “Sempre em forma - Fitnessgram Center ”, que decorreu no anos lectivos anteriores, para que seja possível continuar a incentivar um estilo de vida activo e saudável nos nossos alunos. Com base nos dados recolhidos através dos testes do Fitnessgram, verifica-se que cada vez mais os alunos desta escola se encontram com excesso de peso. Perante este facto, pretende-se incluir uma vertente dedicada aos alunos que, no início do ano lectivo, se encontram “Fora da Zona Saudável” e que envolve toda a comunidade.


Projecto Saberes e Sabores

Dinamizado pela professora:Helena Monteiro

Pretende o envolvimento da comunidade escolar em actividades de partilha de saberes e de responsabilidades e a crescente inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, na comunidade.
Propõe continuar a envolver e a contemplar a participação dos pais e/ou Encarregados de Educação em actividades desenvolvidas na escola, pelo Projecto Saberes e Sabores.

Comentários

Mensagens populares