sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ainda há vagas para o Clube da Floresta!


Ainda há vagas para o clube da Floresta.

A ficha de inscrição encontra-se disponível na Reprografia.



Horário de Funcionamento:


2ª feira das 15:10 às 16:40


6ª feira das 8:15 às 9:00


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Projecto eTwinning


O eTwinning é uma Acção do Programa Life LongLearning da União Europeia. Tem como objectivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projectos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação. Todos os jovens Europeus, durante o ensino Básico e Secundário, deverão ter a oportunidade de participar, juntamente com os seus professores, num projecto educativo com os seus colegas europeus.


A nossa escola encontra-se inscrita neste gigantesco ponto de encontro...


Consulta a página http://www.etwinning.net/


Para saberes mais sobre o eTwinning vai decorrer uma Workshop em finais de Novembro.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Projecto Electrão



O Projecto "Escola-Electrão", da iniciativa da AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Electrónicos Electrónicos), pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos REEE, pelo efeito combinado de Acções de divulgação e da participação num Concurso inter-escolas.
Esta é a 2 ª edição deste projecto, tendo a primeira edição, que decorreu no ano lectivo transacto, envolvido 413 escolas, com cerca de 285 000 alunos.
Respeitando uma das escolas autonomia pedagógica, nomeadamente o seu Projecto Educativo, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular convida as escolas um associar-se a esta iniciativa, que se enquadra No contexto da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável que as escolas têm vindo promover um.


http://www.escolaelectrao.pt/clrgaps/eelectrao/2009_2010/


Concurso "Cartaz das Águas em 2010"




Participa no Concurso "Cartaz das Águas em 2010", dedicado à temática da "Biodiversidade dos Ecossistemas Fluviais e Marinhos" e destinado aos alunos do ensino pré-escolar, 1 º e 2 º ciclos. Esta actividade está incluída no Plano de Actividades de Educação Ambiental, n º 2010, da ARH do Norte, IP, Através do qual procura dinamizar e estimular as escolas na abordagem da temática dos recursos hídricos.


O concurso visa associar-se às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade Incentivar e levar a comunidade escolar a investigar e reflectir acerca da importância das espécies de animais e plantas para o equilíbrio dos ecossistemas propostos, assim como as relações estabelecidas entre elas.


O concurso "Cartaz das Águas em 2010" tem início no dia 1 de Outubro de 2009 - Dia Nacional da Água.

A Ficha de Inscrição deverá ser preenchida até ao dia 15 de Dezembro enviada por e-mail
para
educacao@arhnorte.pt, ou por correio para uma seguinte direcção:
ARH do Norte, I.P.
Concurso: "Cartaz das Águas em 2010", Rua Formosa, 254 4049-030 Porto


Departamento de Planeamento, Informação e Comunicação
Rua Formosa, 254 4049-030 PORTO
Telf: 22 340 00 00 Fax: 22 340 00 10


Para mais informações:

http://www.arhnorte.pt/

Concurso Uma Aventura ... Literária 2010



A Editorial Caminho tem o prazer de anunciar que está aberto o concurso Uma Aventura ... Literária 2010, que se destina uma Alunos do 1 º, 2 º, 3 º Ciclo e Secundário. Este concurso propõe 5 Modalidades; Texto original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.


Todas as escolas participantes recebem um cheque-livro.
Todos os alunos participantes recebem um diploma de participação e autocolantes.
Todos os professores recebem um diploma de Coordenação Pedagógica.
Os trabalhos premiados são publicados com nome e fotografia num dos autores dos livros da colecção Uma Aventura.
Os autores dos trabalhos premiados recebem um cheque-livro.
Os professores Responsáveis pelos trabalhos premiados recebem um diploma de Coordenação Pedagógica e um cheque-livro.
O júri pode Atribuir Prémios Especiais e Menções honrosas.
O prazo de entrega de trabalhos termina a 15 de Fevereiro de 2010 (data dos CTT).


O regulamento bem como uma Possibilidade de inscrição on-line estará disponível no site www.uma aventura.pt a partir do final do mês de Outubro.


O cartaz, o regulamento ea ficha de participação Serão enviados brevemente para as escolas pelo correio.


Para mais informações pode consultar o site www.uma-aventura.pt


ou dias em contactar úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h, Maria Clara Martins pelos telefones 214272287 ou 214272200.


Caso envie os trabalhos por correio Deverá faze-lo Para a seguinte morada: Editorial Caminho: Concurso Uma Aventura ... Literária 2010 - Rua Cidade de Córdova n º 2 - 2610-038 Alfragide

Supertmatik



Esta iniciativa pretende fomentar o interesse pela aprendizagem de várias disciplinas como a Matemática, o Inglês, a Língua Portuguesa, a História de Portugal, Geografia, Francês ou Ciências Naturais.


As escolas podem ser representadas por um coordenador, um professor, ou poderão OPTAR por fazer a inscrição Electronicamente, www.eudactica.com através do endereço, preenchendo o Formulário disponível em "Campeonatos", botão "Inscrições" ou, em alternativa, enviando por fax o Formulário para impressão, disponível na mesma localização. As inscrições serão validadas pela organização através de correio electrónico.


http://www.eudactica.com/eudactica.html

Campanha Green Cork na Escola II



Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça! Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, que já é possível colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.


O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.


O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!


As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.


A adesão das escolas poderá ser feita no Programa Green Cork Escola II


http://greencork.wordpress.com/green-cork-na-escola-ii/


Podem entretanto começar já a fazer a recolha de rolhas na escola em frascos, caixas de cartão ou outros recipientes e quando tiverem recolhido uma grande quantidade de rolhas podem ir entregá-las a um hipermercado Continente, a um centro comercial Dolce Vita ou a um agrupamento de escuteiros onde já há um Rolhinhas.


Informamos, no entanto, que não vai haver recolha directa nas escolas, nem será distribuído nenhum Rolhinhas pelas mesmas. Como tal relembramos que terão que ser as escolas a construir o seu próprio rolhinhas e a deslocar-se aos pontos de recolha já existentes.


A Europa Mora Aqui


Um projecto educativo promovido pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, por delegação da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que pretende dar a conhecer os resultados concretos da acção da União Europeia, e a forma como estes influenciam a vida dos seus cidadãos.Um projecto que fará de cada aluno um divulgador activo do projecto europeu.


Um livro feito a muitas mãos!
Uma oportunidade única para alunos e escolas portuguesas contribuírem com matéria-prima para um livro que será distribuído junto de outros parceiros europeus.
Uma oportunidade única de participarem como autores num livro sobre a Europa efectiva, real, a dos resultados e das soluções.
A Europa que todos queremos nas nossas vidas.


Inscreva os seus alunos em:
http://www.europamoraaqui.ludicom.pt/


Contactos:
Rua Alexandre Herculano, 51 – 1.º A
1250-010 Lisboa
europamoraaqui@ludicom.pt
Fax: 218 459 166
Telefone: 218 459 160

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação no Eliazitos




No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, como tal as turmas abordaram este tema através da realização de várias actividades, como escrita de textos, exploração da roda dos alimentos, visionamento de filmes, jogos diversos etc.


Esta iniciativa teve como principal objectivo, a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Roda dos Alimentos e a alimentação

Quem será que nos dá a energia?
Preciso de investigar.
É um mistério muito grande.
Será que é o que estou a mastigar?

Toda a gente diz,
Que há uma roda às partes.
Que toda a gente a pode comer,
Gente de todas as idades!

Já descobri o que queria.
Estou cheia de alegria!
É aquilo que nós comemos,
que me dá energia!

(Diana Lachica 4º F - E.B.1 Alto do Índio)







Dia Mundial da Alimentação no Eliazitos



No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, como tal as turmas abordaram este tema através da realização de várias actividades, como escrita de textos, exploração da roda dos alimentos, visionamento de filmes, jogos diversos etc.


Esta iniciativa teve como principal objectivo, a promoção de hábitos alimentares saudáveis.




quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projecto Um Jardim em cada escola





O presente projecto visa transformar o espaço existente na entrada do 1º Ciclo, num jardim utilizando técnicas de jardinagem com o objectivo de embelezar e criar nos alunos, a prática de tarefas de jardinagem.


1ª etapa: Os alunos irão preparar o solo para se proceder à plantação de flores e arbustos, usando as ferramentas de jardinagem.
2º etapa: Após a plantação, os alunos terão o cuidado de regar e retirar todas as ervas daninhas.
3ª etapa:Serão feitos registos de crescimento de certas plantas e construção de um herbário.
4º etapa: Realização de trabalhos diversificados, utilizando flores naturais e secas
5ª etapa.publicação de todos os trabalhos realizados.

Projecto O contributo dos Pais na sala de aula



Este projecto ter um carácter transdisciplinar e de ser um meio de aproximação dos pais à escola e mesmo aos próprios filhos e às questões que os envolvem.


Tendo em conta que existe uma relação entre o sucesso dos alunos e as expectativas da família relativamente à escola/educação pretende-se promover uma relação de cooperação escola/família.



C
ada professor desenvolve os seus projectos com a sua turma, em tempo lectivo, em articulação com as diferentes áreas curriculares, e neste caso fazendo também uma articulação com os saberes dos pais, desde que estes se enquadrem no plano anual.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009


A Oficina de Expressão Dramática em grande está!



Os alunos já começaram um espectáculo num trabalhar um ser apresentado na escola e no Festival Interescolas de Teatro.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação na Elias Garcia!


Os alunos do 1 º ano deram início ao projecto sobre este tema.



Na Elias Garcia fizeram jogos no exterior e vimos um filme.











Na Miquelina Pombo / Vale Figueira fizeram uma roda dos alimentos e viram um power point sobre o tema.







No Moodle (página dos Clubes e Projectos) pode ser consultado um powerpoint coma ctividades dinamizadas pela professora Vanda.

domingo, 18 de outubro de 2009

Halloween no Projecto Saberes e Sabores





















O Projecto Saberes e Sabores vai comemorar o Halloween -- COM uma banca de doces com, música e marcadores alusivos ao tema entre muitas outras coisas!



Aqui estão mais actividades para animar o Halloween: Um quebra-cabeças, uma bruxa, uma casa assombrada e um esqueleto.




O projecto Sabores e Saberes integra:


Oficina de Artes:


Ø Cozinha: Nesta oficina poderão ser elaboradas receitas e pequenas abordados conhecimentos teóricos e saberes práticos da área da culinária e da cozinha.



Ø Artesanato: Pequenos trabalhos em teares, bordados, trabalhos em barro / cerâmica, pintura, recorte, colagem, modelagem, etc.




► Oficina de Formação:

Ø Trabalhos Oficinais: Trabalhos em madeira, pequenos arranjos de equipamentos escolares




Ø Oficina de Hortofloricultura: Actividades na área temática da hortofloricultura.







Oficina de Sons e Sentidos:





Ø Voz e Movimento;





Ø Práticas Instrumentais;



















quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação



Amanhã, dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, a DGIDC - ME, Através do NESASE, vai dinamizar um Seminário, em colaboração com uma Plataforma Contra a Obesidade (PCO) - DGS, destinado a professores e profissionais de saúde, programa Cujo segue em anexo.


Ciclo de Conferências “Matemática & ...”




Ciclo de Conferências “Matemática & ...”




Ao longo do ano lectivo 2009/10, terá lugar no
Auditório da Biblioteca da Faculdade de
Ciências e Tecnologia da UNL, no Monte da
Caparica, um ciclo de conferências,
subordinado ao tema "Matemática & ...".
Serão conferências de divulgação científica
dirigidas a um público leigo, com entrada
livre, onde se pretende relacionar a
Matemática com áreas do conhecimento tão
diversas como Política, Música, Literatura,
Geografia, Arte e Indústria.
Em cada conferência, com a duração
aproximada de 1h30, estarão frente a frente
dois oradores, um matemático e um
especialista da área em foco nessa conferência.
As conferências terão lugar nos dias 7/11,
12/12, 30/1, 13/3, 24/4 e 29/5 (Sábado), pelas
15h.

domingo, 11 de outubro de 2009

Plano Anual de Actividades - clubes e projectos do Agrupamento de Escolas Elias Garcia




Projecto de intercâmbio com São Tomé e Príncipe

Objectivos:
Desenvolver o espírito de partilha, de entreajuda e de solidariedade para com outros povos e outras realidades;
Contribuir para a criação de laços afectivos e de intercomunicação com outras culturas, outras regiões e outras populações;
Contribuir para o enriquecimento dos alunos através da troca de experiências, de saberes e de culturas.

Intervenientes/ Destinatários: alunos e professores do 1º ciclo..



Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Escrita-a-par

Objectivos: promover o gosto pela escrita.

Intervenientes/ Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.







Leitura-a-par

Objectivos: promover o gosto pela leitura.

Intervenientes/ Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Contributo dos pais na sala de aula

Objectivos: envolver os pais e encarregados de educação na vida escolar

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Blogues nas turmas

Objectivos: Utilizar as Novas tecnologias nas dinâmicas das aulas;
Divulgar actividades realizadas na sala de aula;
Desenvolver um clima de partilha e de cooperação entre os intervenientes da comunidade educativa

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.



Escola Verde e Florida

Objectivos: fomentar a consciência ecológica e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis; desenvolver o gosto por actividades agrícolas e de jardinagem.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.
Um jardim em cada escola

Objectivos: embelezar o espaço escolar; contribuir para a formação integral do aluno.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Ler é um prazer

Objectivos: promover o gosto pela leitura

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Uma Viagem ao Mundo da Alimentação

Objectivos: Promover o equilíbrio integral do aluno; sensibilização para uma nutrição equilibrada.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.

Kidslife

Objectivos: promover o gosto pela aprendizagem da língua inglesa.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Vamos partilhar um conto

Objectivos: desenvolver o gosto pela leitura;
Divulgar os trabalhos realizados pelos alunos.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Eliazitos - Blogue

Objectivos: Utilização das Novas tecnologias nas dinâmicas das aulas;
Divulgar actividades realizadas na sala de aula; Desenvolvimento de um clima de partilha e de cooperação entre os intervenientes da comunidade educativa


Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Educação Sexual no 1º ciclo

Objectivos: Contribuir para a formação integral do aluno;
Promover o conhecimento sobre a sexualidade.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas do 1º ciclo; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Oficina de Expressão Dramática

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos
Promover o equilíbrio integral do aluno;
Criar nos alunos do gosto pelo teatro
Alargar saberes ao nível da história e da cultura.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Laboratório de Matemática

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos; Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; contribuir para a melhoria dos resultados escolares na disciplina de Matemática.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Grupo coral e instrumental da EBI Elias Garcia

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos; desenvolver um clima de partilha e de cooperação entre os intervenientes da comunidade educativa
Promover o gosto pela expressão musical.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Entre Laços

Objectivos: Ocupar dos tempos livres dos alunos; Promover o equilíbrio integral do aluno; Contribuir para a vivência da sexualidade de uma forma saudável.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Projecto “Saberes e Sabores"

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos; Promover o equilíbrio integral do aluno; contribuir para a integração dos alunos na comunidade.











Inclui a Oficina de Sons e Sentidos; Oficina de Artes e Oficina de Formação


Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Projecto Aprender+

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos; contribuir para a melhoria dos resultados escolares; promover o gosto pela leitura e escrita; desenvolver hábitos de trabalho e de pesquisa e organização de informação.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 1º, 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Clube da Floresta (PROSEP)

Objectivos: - Contribuir para a formação Cívica e autonomia dos alunos.
- Formar cidadãos conscientes para a problemática do ambiente em geral e do ambiente florestal em particular, nas questões ligadas à preservação e defesa da floresta.
- Consciencializar os jovens para a necessidade da correcta ocupação e gestão dos espaços e dos recursos florestais.

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Clube de Jornalismo

Objectivos: Divulgar actividades realizadas na escola; promover o gosto pela escrita; desenvolver um clima de partilha e de cooperação entre os intervenientes da comunidade educativa e ocupar os tempos livres dos alunos.


Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Clube de Hortofloricultura

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos; Promover a conservação da biodiversidade existente na escola; melhorar os espaços exteriores da Escola, tornando-os mais agradáveis; fomentar a harmonia da comunidade escolar e promover uma consciência ambiental;

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.


Clube de Culinária

Objectivos: Ocupar os tempos livres dos alunos; Despertar nos alunos o gosto pela arte culinária; Divulgar receitas tradicionais; Desenvolver o espírito de entreajuda; Incentivar os alunos a participar em actividades extra-curriculares

Intervenientes / Destinatários: Professores e turmas dos 2º/3º ciclos; comunidade escolar; Pais e Encarregados de Educação.

Calendarização: ao longo do ano lectivo.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

convite à participação nas Sessões do Parlamento dos Jovens edição de 2010


Tema do Parlamento dos Jovens, Sessão do Básico (2º e 3º ciclos):
"A Educação sexual"


Os regulamentos e calendário do programa, bem como a indicação de algumas pistas para abordagem dos temas, estarão disponíveis na internet a partir do dia 8 de Setembro de 2009, acedendo a "espaçojovem" no portal da Assembleia da República: www.parlamento.pt

A inscrição das Escolas deverá ser feita até dia 30 de Outubro de 2009, através do preenchimento on-line de um formulário que estará disponível na data indicada.

Uma semana nos Estados Unidos e uma semana em Cabo Verde



O concurso «Faz Portugal melhor» vai ganhar velocidade a partir deste mês de Setembro, após o regresso às aulas. Dirigido a um universo de 600 mil alunos, de 70 mil professores em duas mil escolas do ensino básico e do ensino secundário, apela ao espírito crítico e à capacidade de ajudar a resolver problemas no meio social e na comunidade onde os jovens se inserem. O Regulamento já está on-line e pode ser lido aqui.

Todos os portugueses podem colaborar dando sugestões de problemas que os estudantes podem analisar e tentar resolver durante este ano lectivo que agora se inicia. «Os portugueses sugerem» é o local apropriado para o fazerem.

Os vencedores do escalão do 3º ciclo e professor(a) serão agraciados com uma semana em Cabo Verde. A viagem aos EUA é apoiada pela Embaixada dos EUA em Portugal, enquanto a deslocação a África é apoiada pela Cooperativa dos Pedreiros Portuenses, pela Federação Nacional das Cooperativas de Cabo Verde e pela Câmara Municipal do Tarrafal.

As equipas que chegarem à final do concurso FAZ PORTUGAL MELHOR! serão distinguidas:
… no Ensino Secundário com:- Uma semana nos EUA (1.ª Distinção) – equipa e professor coordenador- Dez dias de férias científicas em Espanha (2.ª Distinção)- Estágio científico em Portugal (3.ª Distinção)
… no 3.º Ciclo com:- Uma semana em Cabo Verde (1.ª Distinção) – equipa e professor coordenador- Uma semana de férias científicas em Espanha (2.ª Distinção)- Computadores Notebook (3.ª Distinção) - – equipa e professor coordenador
...para as Escolas:As bibliotecas das escolas a que pertencem as equipas classificadas em primeiro lugar receberão material à sua escolha do catálogo da Porto Editora (excepto manuais escolares) no valor de 600€ cada.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inscreve-te na Oficina de Expressão Dramática!!



Oficina de Expressão Dramática



Inscreve-te para desenvolver capacidades de expressão artística,

de relacionamento com os outros e contigo próprio.


Horário de Funcionamento:

4ª feira das 9:00 às 9:45
5ªfeira das 11:45 às 12:30

Dinamização:
Professora Manuela Domingos

Fotos do início do ano para o 1º ciclo

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Clube de Jornalismo


O Amigo Elias







O Clube de Jornalismo pretende dinamizar as seguintes actividades:


Recolher informação para a redacção do jornal da escola «O Amigo Elias».
Criar e dinamizar a "página do Jornal" no Moodle do Agrupamento, de modo a permitir uma maior interacção entre o Clube e a Comunidade Educativa.
Publicar o jornal com periodicidade a definir no início do ano lectivo pelos elementos do Clube.




Horário

5ª feira das às 10:5011.45 / 12.30

6ª feira das 10.50 / 11.35


Coordenação

Prof. Inês Teles






Eliazitos










Olá!

Sejam bem vindos ao Eliazitos 2009/2010, um blogue sobre as actividades dos Jardins de Infância e das turmas do 1 º Ciclo da Escola Elias Garcia.

Visitem o nosso blog em http://eliazitos.blogs.sapo.pt/ .
Neste espaço vamos publicar alguns dos nossos trabalhos. Se quiserem podem dar sugestões e até comentar. Pueden ser uma Aceder algumas páginas Através dos Links que nós sugerimos.

No ano lectivo 2008/09 divulgámos estas actividades:

. Pedy-paper
.
Kidzania
. Festa Verde
. Cravos de Abril
. Uma Páscoa Feliz!
. A Primavera!
. Formação Nacional de Ensi ...
. Prendinhas para os PAPAS!
. Actividades de Carnaval!

“VIAGEM AO MUNDO DA ALIMENTAÇÃO"



"VIAGEM AO MUNDO DA ALIMENTAÇÃO - 1 º ano"




Este projecto destina-se a 5 grupos de crianças entre os 5 e 6 anos
e pretende




• Mudar comportamentos nas crianças direccionados ao uso de uma Alimentação Saudável.
• Sensibilizar uma comunidade escolar (Crianças / Família), para uma Alimentação Saudável.
• Estimular cada criança um ter um comportamento responsável em relação à sua alimentação, na escola / casa / Comunidade.

Professoras dinamizadoras


Ana Maria Valdevino

Fernanda Miranda

Maria Isabel Oliveira

Maria José Correia

Vanda Jorge

Conheça o projecto na sua versão integral em

http://www.ebi-elias-garcia.rcts.pt/projectos/alimentacao1ano_ficheiros/frame.htm