“No dia de S. Martinho, brinca-se na minha escola um bocadinho!”.


Os Santos populares no nosso país são festejados no tempo quente de Verão: Santo António, São João e São Pedro.


No Inverno há apenas um, que chega com o frio: São Martinho, que associamos à prova do vinho novo e às castanhas.



Comemoração pelas turmas do 1º ciclo:


Martinho nasceu no séc. IV em 316 ou 317 D.C.

Terá sido baptizado, por volta do ano 339. São mais de 1600 anos de popularidade. Mas saberemos mesmo quem foi São Martinho?

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.






Englobado no Plano de Actividades e nos Projectos das diversas turmas do 1º ciclo, as actividades relacionadas com o S. Martinho prolongaram-se ao longo de toda a semana: pesquisámos elementos sobre o castanheiro, estudámos a lenda de S. Martinho, entoámos canções relativas a este tema, elaborámos e expusemos trabalhos que efectuámos em grupo, pesquisámos receitas com castanhas para posterior elaboração de um livro de receitas... Ah, também assámos e comemos as castanhas. Foi dia 11 de Novembro, à tarde, no pátio da nossa escola.




Diversão, alegria e actividades bem interessantes que a todos motivaram.


Este artigo apresenta fotografias que ilustram alguns dos nossos trabalhos.

























Comentários

  1. Muito bem, os meninos estão de parabéns, porque fizeram trabalhos muito bonitos. Um beijo da professora Fátima coelho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário